MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Órgão aplicará 1a fase do Exame neste domingo

Os bacharéis em Direito de todo o estado que se preparem. Neste domingo, dia 11, será aplicada a primeira fase

Redação
Publicado em 09/01/2009, às 12h26

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os bacharéis em Direito de todo o estado que se preparem. Neste domingo, dia 11, será aplicada a primeira fase do Exame de Ordem nº 137 da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP). A aprovação no exame é essencial para que os bacharéis possam exercer a advocacia.

O exame será aplicado simultaneamente na capital e em outros 28 municípios paulistas e terá início às 8h, com o máximo de cinco horas de duração. O candidato só poderá deixar o local depois de transcorridas 2h30 do início. Os locais de prova poderão ser consultados no nosso site: jcconcursos.com.br. Na capital paulista, por exemplo, os candidatos deverão comparecer à Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Barra Funda (R. Dr. Adolfo Pinto, 109).

Primeira fase

A prova compreende um total de 100 testes de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, constando das seguintes disciplinas: Direito Constitucional, Civil, Empresarial, Penal, do Trabalho, Administrativo, Tributário, Processual Civil, Processual Penal e também questões referentes ao Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e o Código de Ética e Disciplina. Não será admitida qualquer espécie de consulta.

Os candidatos deverão comparecer em posse de caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis, borracha, comprovante de pagamento da taxa de inscrição e documento de identidade original com foto.

Aqueles que obtiverem, no mínimo, 50% de acerto nesta prova estarão automaticamente aprovados para a segunda e derradeira fase, marcada para o dia 15 de fevereiro.

No Exame anterior, de no 136, realizado em setembro último, foram aprovados na primeira fase 34,55% dos bacharéis participantes.

Segunda fase

Na próxima fase, será pedido que os candidatos elaborem redação de peça profissional e respondam a cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema, tudo de acordo com a área escolhida pelo candidato no formulário de inscrição (Direito Civil, Penal, Tributário ou do Trabalho), sendo permitidas consultas à legislação, livros de doutrina e repertórios jurisprudenciais.

A duração máxima do exame será também de cinco horas, e nele serão avaliados quesitos como: raciocínio jurídico, fundamentação e sua consistência, capacidade de interpretação e exposição, correção gramatical e técnica profissional demonstrada.

A peça profissional e as questões práticas têm peso cinco, sendo considerado aprovado no Exame, podendo finalmente exercer a advocacia, o candidato que obtiver nota igual ou superior a seis nesta fase.

Lygia Roncel

Siga o JC Concursos no Google News

+ Resumo Empregos OAB

OAB - Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Judiciária / Jurídica, Educação
Escolaridade: Ensino Superior
Faixa de salário:
Organizadora: O próprio órgão
Estados com Vagas: SP

+ Agenda

09/01/2010 Divulgação do Resultado Adicionar no Google Agenda

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.