MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

4º lote de Restituição do Imposto de Renda será pago em agosto; Saiba se você irá receber

Receita Federal realiza pagamento do 4º lote de Restituição do Imposto de Renda no dia 31 de agosto; Saiba como consultar e quem pode receber

Celular aberto com o site da Receita Federal
Celular aberto com o site da Receita Federal - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/08/2023, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Receita Federal realizou o pagamento do 3º lote de Restituição do Imposto de Renda no último dia 31 de julho para 5.632.036 contribuintes, resultando em um total de R$ 7,5 bilhões creditados em contas bancárias.

Dentro deste lote, o primeiro grupo a receber compreendeu 16.536 idosos com mais de 80 anos, seguido por 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.740 indivíduos com deficiência ou doença grave e, por fim, 30.700 professores.

Adicionalmente, conforme informado pela Receita, 3.879.049 contribuintes sem prioridade legal também foram contemplados, uma vez que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

Além disso, 1.600.964 contribuintes não prioritários que submeteram a declaração até o dia 23 de março de 2023 também foram incluídos nos beneficiários deste lote.

+ Aposentados recebem última parcela de até R$ 7.507,49 nesta segunda-feira

Data e quem pode receber o quarto lote?

A data de liberação do pagamento do quarto lote está programada para ocorrer no dia 31 de agosto, quinta-feira, liberada a consulta pela Receita a partir das 10h, do dia 24 do mesmo mês. Como acontece normalmente, o órgão federal libera o sistema para consulta uma semana antes do pagamento. 

Assim como no terceiro lote, o penúltimo também será pago para os contribuintes com prioridade legal que estavam na malha filha e solucionaram as pendências, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição por meio do pix, além dos contribuintes sem prioridade que enviaram a declaração o mais cedo possível. 

Saiba como consultar 

Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:

Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC. 

Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.

Calendário da Restituição 2023

O calendário de restituição iniciou no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo: 

  • 1º lote - 31 de maio - já pago;
  • 2º lote - 30 de junho - já pago;
  • 3º lote - 31 de julho - já pago;
  • 4º lote - 31 de agosto;
  • 5º lote - 29 de setembro.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.