Receita Federal realiza pagamento do 4º lote de Restituição do Imposto de Renda no dia 31 de agosto; Saiba como consultar e quem pode receber
A Receita Federal realizou o pagamento do 3º lote de Restituição do Imposto de Renda no último dia 31 de julho para 5.632.036 contribuintes, resultando em um total de R$ 7,5 bilhões creditados em contas bancárias.
Dentro deste lote, o primeiro grupo a receber compreendeu 16.536 idosos com mais de 80 anos, seguido por 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.740 indivíduos com deficiência ou doença grave e, por fim, 30.700 professores.
Adicionalmente, conforme informado pela Receita, 3.879.049 contribuintes sem prioridade legal também foram contemplados, uma vez que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.
Além disso, 1.600.964 contribuintes não prioritários que submeteram a declaração até o dia 23 de março de 2023 também foram incluídos nos beneficiários deste lote.
LEIA TAMBÉM
+ Aposentados recebem última parcela de até R$ 7.507,49 nesta segunda-feira
A data de liberação do pagamento do quarto lote está programada para ocorrer no dia 31 de agosto, quinta-feira, liberada a consulta pela Receita a partir das 10h, do dia 24 do mesmo mês. Como acontece normalmente, o órgão federal libera o sistema para consulta uma semana antes do pagamento.
Assim como no terceiro lote, o penúltimo também será pago para os contribuintes com prioridade legal que estavam na malha filha e solucionaram as pendências, aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição por meio do pix, além dos contribuintes sem prioridade que enviaram a declaração o mais cedo possível.
Para ter acesso à consulta aos valores da restituição, os contribuintes devem realizar alguns procedimentos. Veja o passo a passo:
Neste caso, a página dará informações para a realização da consulta e os canais para a prestação de serviço, além da possibilidade de uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o Portal e-CAC.
Caso o contribuinte identifique alguma dependência na declaração, poderá corrigir as informações que estejam equivocadas. A consulta também poderá ser realizada por meio de aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar as bases de dados da Receita Federal informações sobre liberação das restituições e situação cadastral no CPF.
O calendário de restituição iniciou no dia 31 de maio, dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, veja as datas abaixo:
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.