MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

5 profissões que podem ser substituídas pela inteligência artificial no futuro

A inteligência artificial deve transformar o mundo nos próximos anos. Por isso, listamos 5 profissões que devem se reinventar ou desaparecer!

Garoto em dúvida sobre qual profissão escolher, ameaçadas pela I.A
Garoto em dúvida sobre qual profissão escolher, ameaçadas pela I.A - Divulgação JC Concursos
José de Oliveira

José de Oliveira

jrloliveira@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/02/2023, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Assim como a internet, a inteligência artificial deve causar uma revolução no mundo atual e em tudo aquilo que conhecemos e dependemos. Com isso, algumas profissões sofrem um impacto direto, outras podem passar por uma grande transformação. A verdade é que, como visto através do Chat GPT, I.A (Inteligência artificial) já é uma realidade que será colocada em prática no mundo dos negócios.

Nos próximos cinco anos, é esperado que a inteligência artificial (IA) substitua algumas profissões em diversos setores, especialmente aqueles que envolvem atividades rotineiras e repetitivas pelo ser humano.

5 profissões que devem ser substituídas pela inteligência artificial

  1. Atendentes de telemarketing - a IA pode ser usada para atender ligações e solucionar problemas simples dos clientes, como consultas de saldo, alterações de dados cadastrais, entre outras dúvidas frequentes;
  2. Operadores de caixa - a IA pode ser usada para processar transações de pagamento automaticamente, sem a necessidade de um operador de caixa. Isto já ocorre em muitos países, e provavelmente deve provocar mudanças legislativas a fim de evitar demissões em massa;
  3. Analistas de dados - a IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados e gerar insights para as empresas, substituindo parte do trabalho realizado por analistas de dados.
  4. Motoristas - a IA pode ser usada para dirigir carros autônomos, substituindo os motoristas em diversas áreas, como transporte de cargas e transporte de passageiros. Como vemos a Tesla, carros autônomos devem se tornar uma tendência a curto prazo (nos próximos 10 anos);
  5. Advogados - a IA pode ser usada para realizar pesquisas e análises de casos, identificar precedentes e tomar decisões, reduzindo a necessidade de advogados para tais tarefas. Nos Estados Unidos, já ocorreram casos de réus serem defendidos pela Inteligência Artificial e apresentar resultados promissores.
  6. Contadores - a IA pode ser usada para processar dados contábeis, identificar erros e fraudes e gerar relatórios financeiros, substituindo parte do trabalho realizado por contadores. Se a moda pega, empresas e governos podem se modernizar para conseguir ter maior efetividade neste tipo de trabalho.

Essas profissões são propensas a serem automatizadas devido ao desenvolvimento da tecnologia, que permite que as máquinas executem tarefas repetitivas com mais rapidez e precisão do que os seres humanos. A IA é capaz de aprender com os dados e melhorar continuamente sua performance, tornando-se cada vez mais sofisticada e capaz de substituir as tarefas realizadas por seres humanos.

No entanto, é importante ressaltar que, embora algumas tarefas possam ser automatizadas pela IA, muitas profissões exigem habilidades humanas, como criatividade, empatia, tomada de decisões complexas e pensamento crítico, que ainda não podem ser replicadas pelas máquinas. Portanto, é provável que as profissões evoluam além dos critérios empregados hoje em dia, pois o I.A deve servir como base e parâmetro para trabalhos de rotina, liberando mais tempo para o desenvolvimento profissional. 

Quem souber usar a tecnologia em seu favor, poderá colher bons frutos no futuro!

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.