MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

5G e parabólicas: entenda o que você precisa fazer para continuar recebendo sinal de TV aberta

Modernização da tecnologia também traz algumas implicações. Famílias de programas sociais do Governo têm direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica

Modernização da tecnologia também traz implicações para os donos de aparelhos de TV
Modernização da tecnologia também traz implicações para os donos de aparelhos de TV - Siga Antenado/Divulgação
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/03/2024, às 21h25

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu luz verde para o licenciamento e ativação de estações de tecnologia 5G em 395 municípios a partir desta segunda-feira (18). Com essa medida, o número total de municípios com acesso ao 5G chegará a 3.678, abrangendo cerca de 181,3 milhões de brasileiros, aproximadamente 85% da população do país.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

O 5G, padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, está sendo gradualmente implementado desde julho de 2022 pelas empresas de telefonia celular.

A liberação da faixa de 3,5 GHz da rede móvel 5G não implica instalação imediata nas localidades, ficando a critério de cada prestadora solicitar o licenciamento e ativação de suas estações 5G standalone ou 5G puro.

Modernização da tecnologia também traz implicações para os donos de aparelhos de TV

A lista dos 395 municípios contemplados está disponível no site da Anatel. Além disso, a agência já definiu os próximos estados e as datas de liberação para o 5G:

  • Em abril de 2024, serão 220 municípios, incluindo todos os do Espírito Santo, Maranhão e Sergipe;
  • Em maio de 2024, mais 233 municípios, abrangendo todos os da Paraíba, Rondônia e Tocantins;
  • Em junho de 2024, 171 municípios, com a inclusão de todos os do Acre, Amazonas e Goiás.

A modernização da tecnologia também traz implicações para os donos de aparelhos de televisão que recebem sinal de TV aberta via antena parabólica. Eles precisarão substituí-las pelas novas parabólicas digitais ou instalar um adaptador para continuar recebendo as transmissões.

O Ministério das Comunicações destaca que em breve as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar, pois a tecnologia 5G utiliza a mesma faixa de radiofrequência.

Famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuem uma antena parabólica tradicional em funcionamento têm direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital. Para verificar a elegibilidade, é necessário acessar o link indicado ou ligar para 0800-729-2404. A antena parabólica tradicional deve estar instalada, conectada à televisão e em pleno funcionamento.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.