MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

9 profissões para trabalhar de casa em 2022 - Saiba quais

Conheça 9 profissões em alta no mercado de trabalho para 2022, que possibilitam trabalhar de casa. Conheças as funções e exigências de cada carreira

Profissões em alta para trabalhar de casa
Profissões em alta para trabalhar de casa - Profissões em alta para trabalhar de casa - Divulgação

Ricardo de Oliveira - jrloliveira@jcconcursos.com.br
Publicado em 27/12/2021, às 10h10

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Se você é daqueles que gostam de montar a sua própria rotina e trabalhar de casa, a pandemia veio para revolucionar o mercado de trabalho e, com isso, muitas carreiras estão se transformando, em ritmo acelerado, para se adequar às novas exigências das empresas. O JC Concursos resolveu listar 9 profissões em alta para quem prefere trabalhar de casa, já pensando em 2022.

Mas toda profissão existe seus prós e contras. Atualmente, qualquer área de atuação já exercida à distância, também exige bom relacionamento em grupo, conhecimentos avançados na internet, muita disponibilidade, entre outras exigências ou pré-requisitos para se trabalhar de casa. Com o avanço da tecnologia, o monitoramento de produtividade e competências profissionais está cada vez mais fácil. Portanto, não se engane achando que estará por trás de um computador, pois certamente o patrão terá soluções e ferramentas necessárias para avaliar o seu grau de produtividade diária.

Mas, para quem é tímido ou tem dificuldades para um relacionamento social, conheça 9 profissões para trabalhar de casa. Confira!

1 - Analista de sistemas

Profissão bastante aquecida para o mercado de trabalho. Se você gosta da área das exatas e tem afinidade com tecnologia e informática, esta é uma ótima escolha para você. Sua função será desenvolver sistemas e dar apoio a serviços que utilizam a tecnologia da informação.

Essa é uma profissão que além de permitir que você trabalhe sozinho, também possibilita que você realize as suas atividades remotamente. O analista de sistemas presta consultoria a distância e pode trabalhar com várias empresas de tecnologia simultaneamente.

Para trabalhar com essa profissão é importante ter criatividade e capacidade de assimilação de conhecimento. É necessário fazer uma boa gestão e administração das ferramentas da tecnologia da informação.

2 - Economista

Pessoas vão cada vez menos aos bancos e trabalhar no mercado financeiro já não exige mais atividade presencial. Quem se forma nesta graduação pode trabalhar em diversas áreas relacionadas às finanças e também comércio exterior. É um profissional que também pode trabalhar sozinho, na maioria das vezes.

Quem se forma em economia tem um horizonte bastante amplo para trabalhar, seja no comércio aduaneiro, comércio exterior, consultoria financeira, planejamento econômico, bancos, entre outros.

3 - Revisor

Gosta de ler e é crítico com textos? Talvez a profissão de Revisor de Texto possa lhe atender! Se você tem afinidade com as normas da gramática, a profissão de redator pode ser um tiro certeiro. Para tornar-se esse profissional é necessário fazer um curso de graduação na modalidade bacharelado em Letras- Língua Portuguesa.

O trabalho de um revisor consiste em editar textos e torná-los mais fluentes, coesos, coerentes e acima de tudo sem erros gramaticais. Essa é uma profissão que pode servir como uma luva para quem gosta de ler e trabalhar sozinho, pois exige muita concentração e foco para que nada passe em branco.

A formação em Letras também lhe possibilita trabalhar com produção de conteúdo ou revisão de textos em sites. Portanto a profissão de redator também pode ser muito relevante para quem gosta de trabalhar em home office.

4 - Arquiteto

Tem um olhar crítico para tudo a sua volta? A arquitetura pode ser o melhor caminho! A profissão também garante uma formação híbrida com um pé na área das humanas e outro nas ciências exatas.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia, um arquiteto executa um projeto sem que necessite trabalhar com uma equipe. Este profissional é o principal responsável por planejar e projetar paisagens urbanas, espaços interiores e exteriores.

E a profissão pode ser considerada uma das principais e mais modernas, já que a otimização dos locais onde as pessoas vivem ou frequentam está cada vez mais em alta, exigindo um olhar clínico para os detalhes que costumam nos fazer sentir melhor em cada ambiente e, muitas vezes, influenciar no aumento de consumo das pessoas.

Para que o arquiteto trabalhe sozinho, ele também necessita ter contato com clientes ou visitar os espaços para captar ideias e ter imaginação para saber como desenvolver um projeto. Ou seja, talvez a carreira seja mais híbrida do que 100% online.

5 - Tradutor

Se você gosta de estudar línguas estrangeiras, esta profissão foi feita para você. A vantagem de ser tradutor é que você pode trabalhar por conta própria sem depender de ninguém. Além disso, é possível trabalhar como freelancer e em home office.

Para se tornar um tradutor, basta ser proficiente em um segundo idioma e fazer uma graduação na área de Letras, com habilitação em uma língua estrangeira. Se você gosta de trabalhar isolado, ler e escrever, esta carreira é muito indicada para você, pois ela exige exatamente isolamento, leitura e escrita.

6- Cientista de Dados ou SEO

Por trás de tudo aquilo que as pessoas acessam na internet, existe um profissional chamado cientista de dados. Ele é o principal responsável por organizar a maneira e a ordem que as coisas aparecem para as pessoas.

Essa é uma área bastante aquecida atualmente e também é o motor central de empresas que utilizam a internet como fonte de renda. Afinal de contas, é esse profissional que transforma dados brutos em insights para negócios em potencial.

Para tonar-se um cientista de dados é necessário fazer graduação em um curso chamado Ciência de Dados. Essa formação permitirá que você trabalhe com dados estruturados e não estruturados, encontrando ordem no caos e facilitando a vida das pessoas que pesquisam por uma determinada coisa na internet. 

Além disso, essa é uma formação multidisciplinar e que pode garantir a você um amplo conhecimento sobre a área da tecnologia da informação.

7- Escritor

Se você tem afinidade com a escrita, uma opção interessante pode ser trabalhar como escritor. Embora essa profissão não exija nenhuma formação específica, vale lembrar que qualquer um pode se dedicar a ela. Porém um curso dentro da área das humanas pode fornecer diversas ferramentas para aprimorar a escrita.

Uma graduação interessante para se trabalhar como escritor é a de Letras. Pois essa formação permitirá que você estude diversas vertentes da linguística e da literatura. Sem dúvidas, isso ira fornecer a você um arsenal interessante para escrever.

Além disso, trabalhar com escrita exige não só criatividade, mas concentração e isolamento. Portanto, essa pode ser a profissão adequada se você gosta de escrever e de trabalhar sozinho.

8 - Designer de interiores

Se você gosta de arte, projetar móveis, a profissão de designer pode ser uma ótima carreira. A atividade de um design de interiores consiste em projetar móveis e otimizar os espaços. Esse é o profissional que seleciona a melhor combinação de textura, cores e materiais que vão decorar um ambiente interno.

Para tornar-se um esse profissional é necessário fazer uma graduação de Design de Interiores. Essa formação vai permitir que você tenha contato e saiba projetar espaços e objetos para que harmonizem com os ambientes, garantindo uma estética mais apropriada de acordo com o perfil do cliente.

Vale ressaltar que essa também é uma das profissões para trabalhar sozinho, mas é fundamental sair de casa para visitar o cliente e o local onde ele irá necessitar dos serviços de designer.

9- Programador

Essa é uma profissão fundamental para a área da tecnologia. Afinal de contas, não seria possível usar celular nos dias atuais sem um programador. É ele quem elabora, executa e desenvolve projetos de sistema que tornam mais prática a vida humana.

Para tornar-se um programador, é necessário fazer um curso de graduação em Ciências da Computação. Pois essa formação garantirá a aprendizagem de diversas linguagens e isso ajudará você a se especializar em uma de acordo com o seu perfil e foco de trabalho.

Além disso, é importante lembrar que um programador pode trabalhar tanto sozinho, quanto em equipe. Portanto, se um dia você cansar do isolamento, poderá ingressar em uma equipe de programação e trabalhar em empresas que contratem esse tipo de serviço.

Se você busca regularizar sua carteira de trabalho ou serviços para atualizar seus dados, o governo disponibiliza uma página dedicada a isso, para consultar ou digitalizar todos os seus dados, facilitando sua inclusão no mercado.

Siga o JC Concursos no Google Newsconcursos abertosconcursos 2023empregosSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.