MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Abate de frangos, bovinos e suínos cresce no Brasil e impulsiona produção de alimentos

Esse aumento na produção pecuária resultou em 2,36 milhões de toneladas de carcaças bovinas. Produção de couro, ovos de galinha e leite também registrou crescimento

Produção de ovos de galinha também registrou crescimento, com 1,06 bilhão de dúzias
Produção de ovos de galinha também registrou crescimento, com 1,06 bilhão de dúzias - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 09/11/2023, às 20h51 - Atualizado às 23h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (9) os resultados preliminares da Estatística da Produção Pecuária, que apontam um notável crescimento na quantidade de bovinos, frangos e suínos abatidos no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o trimestre anterior e o mesmo período do ano passado.

No terceiro trimestre de 2023, foram abatidos 8,85 milhões de cabeças de bovinos, representando um aumento de 5,8% em relação ao segundo trimestre deste ano e de 11,1% em comparação com o mesmo período de 2022. Esse aumento na produção pecuária resultou em 2,36 milhões de toneladas de carcaças bovinas.

O abate de frangos atingiu a marca de 1,58 bilhão de animais, refletindo um crescimento de 1,4% em relação ao segundo trimestre de 2023 e de 3,1% em comparação com o terceiro trimestre de 2022, totalizando 3,31 milhões de toneladas de carcaças.

No caso dos suínos, a quantidade abatida cresceu 3,7% em comparação com o trimestre anterior, com um total de 14,60 milhões de suínos abatidos de julho a setembro. Em relação ao mesmo período de 2022, houve um aumento de 0,5%, resultando em um peso acumulado de 1,37 milhão de toneladas de carcaças.

Produção de ovos de galinha também registrou crescimento, com 1,06 bilhão de dúzias

Além disso, a pesquisa do IBGE incluiu dados sobre produtos de origem animal. A aquisição de leite cru por estabelecimentos sob inspeção sanitária alcançou 6,20 bilhões de litros no terceiro trimestre, representando um aumento de 8,4% em relação ao segundo trimestre e 0,8% na comparação anual.

A produção de ovos de galinha também registrou crescimento, com 1,06 bilhão de dúzias no terceiro trimestre. Isso representa um aumento de 1% em relação ao trimestre anterior e de 1,9% na comparação anual.

Além disso, o levantamento revelou que os curtumes que processam pelo menos 5 mil unidades inteiras de couro cru bovino por ano declararam ter recebido 8,63 milhões de peças de couro no terceiro trimestre. Esse volume representa um aumento de 3% em relação ao trimestre anterior e de 6,6% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.