MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Abertas as inscrições no Enare para residentes médicos; Saiba como participar

De acordo com a Ebserh, o Enare tem uma oferta de 3,2 mil vagas em residências médicas distribuídas em todo o Brasil

Exame Nacional de Residência (ENARE) é destinado para estudantes de medicina
Exame Nacional de Residência (ENARE) é destinado para estudantes de medicina - Divulgação Ebserh

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 20/10/2021, às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Encontram-se abertas, a partir de hoje (20), as inscrições no Exame Nacional de Residência (Enare). Elas serão recebidas até o dia 08 de novembro. O Enare oferece mais de 3,2 mil vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissional ofertadas em 81 instituições distribuídas em todo o país.

Para se inscrever no processo seletivo e analisar o edital, basta o candidato entrar no site do Enare, que pode ser acessado neste link. Vale destacar que as provas estão agendadas para o dia 12 de dezembro. 

Segundo a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública responsável pelo edital, a edição de 2021 do Enare apresentou um crescimento de 800% no número de vagas e de 900% no número de instituições participantes, comparado com o certame de 2020.

Em 2021, as provas serão realizadas em todas as capitais e em mais 23 cidades: Feira de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).

 Classificação do Enare

O sistema de classificação do Enare é semelhante ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para seleção de estudantes da graduação em universidades federais. Após as provas, o candidato terá a nota alcançada na especialidade escolhida e poderá utilizá-la para indicar onde pretende atuar. 

O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência. As melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, no fechamento do sistema, quem ocupará as vagas. Em seguida, ele é aberto novamente para preencher as vagas ociosas e para a formação de cadastro reserva.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre os processos seletivos públicos no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.