MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

ABONO emergencial: PL cria pagamento de um salário mínimo para famílias

Com a queda da renda das famílias durante a pandemia, PL propõe o pagamento de até um salário mínimo para trabalhadores com emprego formal

ABONO emergencial: PL cria pagamento de um salário mínimo para famílias
Agência Brasil

Redação
Publicado em 25/09/2020, às 10h09 - Atualizado às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) enviou para a Câmara o Projeto de Lei 4.644/20 (PL) que propõe um abono emergencial no valor de um salário mínimo a trabalhadores com vínculo de emprego formal a aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social e a beneficiários do BPC (benefício de prestação continuada) e da RMV (renda mensal vitalícia). Ainda de acordo com o PL, o pagamento será realizado apenas em uma única cota.

Bomfim aponta que a pandemia de coronavírus reduziu consideravelmente o nível de renda das famílias, principalmente daquelas que estão em vulnerabilidade social. Desta forma, o pagamento do abono emergencial contribui para a recuperação econômica do Brasil.

Empregados

Para os trabalhadores empregados, a proposta prevê a utilização da própria estrutura operacional do abono salarial como instrumento de mitigação da perda de renda. No texto de justificativa do projeto, os deputados citam dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) segundo os quais faltava trabalho para 41 milhões de brasileiros em julho deste ano.

Os parlamentares acreditam que seria possível atingir, com a medida, mais de 20 milhões de pessoas em idade ativa. Conforme a justificativa do projeto, “os trabalhadores que serão alcançados recebem entre um e dois salários mínimos, desempenham trabalhos mais precários e instáveis e não podem fazê-lo remotamente, como faxineiros, vendedores e garçons”.

Outras categorias

O segundo pilar da proposição concede o mesmo abono emergencial ao público assistido pelo BPC e pela RMV, além de aposentados e pensionistas que recebam até dois salários mínimos.

Os deputados argumentam que, em razão do adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas por conta da pandemia, em dezembro eles ficarão sem o benefício. “Os aposentados e pensionistas, na grande maioria, ajudam a sustentar toda a família. Mesmo antes da pandemia, pelo menos 10,8 milhões de brasileiros dependiam da renda de idosos aposentados para viver”, diz o texto explicativo do projeto.

No caso do BPC, os deputados do Psol lembram que os beneficiários – pessoas com deficiência e/ou idosos sem meios de subsistência – representam uma parcela muito vulnerável da população, o que justifica o abono extraordinário.

Impacto financeiro

O Psol apresenta ainda as estimativas de impacto orçamentário e financeiro da matéria, segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O abono emergencial custará no total R$ 59,4 bilhões ou 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) e beneficiará 52 milhões de pessoas. O custo líquido, descontada a carga tributária, seria de R$ 35,6 bilhões.

Os deputados acrescentam que a proposta poderá minimizar a queda do PIB em 0,97% em relação ao que ocorrerá se o benefício não for aprovado.

Se for aprovado, o pagamento do abono emergencial deverá ser concluído até dezembro deste ano. Não serão beneficiados pela medida os que recebem o auxílio emergencial ou o auxílio emergencial residual.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga o JC Concursos no Google News

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.