MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Abono salarial: mais de um 1 milhão de pessoas podem sacar o benefício; veja quem recebe

A consulta dos beneficiários do abono salarial do mês de abril já está disponível desde ontem (05), com um valor libera acima de R$ 1 bilhão

Abono salarial: mais de um 1 milhão de pessoas podem sacar o benefício; veja quem recebe
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 06/04/2023, às 11h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Mais uma oportunidade para ter um dinheiro extra em abril. Segundo a Dataprev, estatal responsável pelo cadastro de trabalhadores, mais de 1,4 milhão de trabalhadores podem realizar o saque do abono salarial de 2021 no quarto mês do ano. 

A lista de quem tem direito ao abono salarial está disponível desde ontem (05). Quem nasceu de janeiro a junho ou tem o dígito final do Pasep de 0 a 3 receberá em 17 de abril. Para os demais trabalhadores, o abono salarial será liberado conforme o calendário original.

O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) começou a ser pago em 15 de fevereiro.

O Ministério do Trabalho e Emprego relatou que a Dataprev conseguiu reprocessar cerca de 2,7 milhões de vínculos que tiveram divergência nas informações prestadas pelos empregadores e identificou que mais de 1,38 milhão de trabalhadores estavam aptos a receber o benefício no terceiro lotem pago este mês. O valor total do reprocessamento chegou a R$ 1,41 bilhões, a serem pagos a partir do próximo dia 17.

O reprocessamento de dados incluiu na lista os trabalhadores com conflitos de dados, como mais de uma inscrição no PIS/Pasep declarada pelos empregadores ou divergências identificadas pela Receita Federal. Desde o ano passado, as declarações das empresas ao e-Social passaram a ser usadas como fonte para a concessão de abono salarial, junto com a tradicional Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

De acordo com o ministério, a mudança melhorou a identificação das divergências na Receita Federal e agilizou o procedimento. Isso porque a correção dos dados por parte do empregador ou do trabalhador passa a ocorrer de forma automática, com base no cruzamento das informações.

Confira abaixo o calendário de pagamentos do abono salarial:

Trabalhadores da iniciativa privada, que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Mês de nascimento   Data do pagamento
Janeiro e fevereiro 15 de fevereiro
Março e abril 15 de março
Maio e junho 17 de abril
Julho e agosto 15 de maio
Setembro e outubro 15 de junho
Novembro e dezembro 17 de julho

Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição Data do pagamento
15 de fevereiro
15 de março
2 e 3  17 de abril
4 e 5 15 de maio
6 e 7 15 de junho
8 e 9 17 de julho

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.