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Abono salarial PIS/Pasep: mais de 400 mil trabalhadores ainda não sacaram benefício

A boa notícia é que ainda está em tempo. Confira o prazo e como efetuar o saque do abono salarial PIS/Pasep, que paga até R$ 1.212,00 para o trabalhador que tem direito

Várias notas de cem reais
Várias notas de cem reais - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 25/10/2022, às 19h05

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Todo empregado contribuinte dos programas de Integração Social (PIS) ou de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) tem direito direito a receber o abono salarial PIS/Pasep de até R$ 1.212,00 todo ano. Porém, mais de 400 mil trabalhadores ainda não sacaram o benefício em 2022.

A boa notícia é que ainda está em tempo. O Ministério do Trabalho e Previdência já pagou R$ 23 bilhões para cerca de 25,5 milhões de cidadãos. Segundo o órgão federal, o pagamento alcançou 98,3% de cobertura em outubro - o maior percentual de repasse da série.

Ainda restam 134.734 abonos do PIS e 306.834 do Pasep a serem pagos até 29 de dezembro, quando finaliza o prazo para saque do benefício trabalhista. Para embolsar a grana, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado formalmente com carteira assinada, no mínimo, por 30 dias em 2020;
  • recebido, no máximo, até dois salários-mínimos (R$ 2.424) mensais; e
  • o empregador (Pessoa Jurídica) ter informado os dados do trabalhador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Até agora, o estado de São Paulo foi o que realizou a maioria dos saques, com pagamento do abono a 6.641.700 trabalhadores, um desembolso de R$ 5.799.316.071,00 - restando 54.411 cidadãos que não sacaram o benefício.

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Valor e consulta ao abono salarial PIS/Pasep

É possível resgatar até R$ 1.212,00, salário mínimo vigente. Esse montante é depositado para quem trabalhou 12 meses completos no ano-base de pagamento (2020), mas quem atuou de forma parcial, por alguns meses apenas, também consegue sacar o abono.

Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Assim, quem trabalhou apenas seis meses em 2020 terá direito a receber R$ 606,00, por exemplo.

Para conferir se a grana caiu na conta, basta acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que informa o calendário de pagamentos, as parcelas liberadas e ainda tira dúvidas. Também é possível efetuar a consulta do abono por meio do App CAIXA Tem ou App CAIXA Trabalhador. Todas essas ferramentas eletrônicas estão disponíveis para tablets e smartplhones com sistema operacional Android ou iOS.

Outro canal digital para saber se o benefício está disponível é o Portal Gov.br. Após login com as credencias GOV.br (CPF e senha), o próximo passo é clicar em "Benefícios", sinalizado na parte inferior com um cifrão, e, depois, olhar em "Abono Salarial". Quem preferir pode ligar no telefone 158 do Ministério do Trabalho e Previdência. A Caixa Econômica Federal oferece atendimento telefônico pelo 0800-726-0207.

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Como efetuar o saque do abono salarial?

A forma de acesso ao benefício varia, de acordo com o caso:

Trabalhadores do setor privado

  • devem acionar a Caixa Econômica Federal, responsável pelo pagamento;
  • saque pode ser feito na conta da CAIXA, para quem tem conta corrente ou poupança no banco federal;
  • via aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital;
  • nos caixas eletrônicos; nas Casas Lotéricas; e nos correspondentes CAIXA Aqui, utilizando o Cartão Cidadão; ou
  • em agência da CAIXA, com um documento oficial de identificação.

Empregado público

  • pagamento é feito pelo Banco do Brasil (BB);
  • é possível receber o benefício em conta corrente ou poupança;
  • dá para fazer o saque presencialmente em uma agência do BB, apresentando CPF e documento de identificação;
  • permitido realizar TED para conta de outro banco via caixa eletrônico ou pelo site www.bb.com.br/pasep.

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