MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Acesso ao eSocial agora requer contas gov.br de níveis prata ou ouro

Login tradicional utilizando códigos de acesso começou a ser descontinuado. Contribuintes que possuem contas de nível bronze podem elevar o nível de segurança

Contribuintes que possuem contas de nível bronze podem elevar o nível de segurança
Contribuintes que possuem contas de nível bronze podem elevar o nível de segurança - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 12/06/2023, às 23h07

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O eSocial, sistema eletrônico que integra informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de empregadores e empregados, passou a exigir o uso de contas gov.br de níveis prata ou ouro para acesso. Essa mudança foi concluída nesta segunda-feira (12).

Tanto pessoas físicas como empresas precisam se adequar às novas regras. Desde dezembro do ano passado, o login tradicional utilizando códigos de acesso começou a ser descontinuado. Conforme o Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pelo eSocial, o uso da conta gov.br para login garante maior segurança tanto para empregadores quanto para trabalhadores.

A folha de pagamentos referente a junho, com vencimento em 7 de julho, só poderá ser elaborada e finalizada por usuários com login Gov.br.

+++ Reforma tributária pode impulsionar crescimento do PIB brasileiro, diz Tebet

Contribuintes que possuem contas de nível bronze podem elevar o nível de segurança

A conta gov.br é um meio seguro de identificação para acessar serviços públicos digitais e está disponível para todos os cidadãos brasileiros. O login possui três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite acesso a diversos serviços digitais; e ouro, que possibilita o acesso a todos os serviços digitais.

Contas cadastradas exclusivamente com informações do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são consideradas de nível bronze. Esse mesmo nível se aplica a cadastros realizados presencialmente nas unidades do INSS ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

As contas de nível prata passam pela validação de uma das seguintes fontes: biometria facial da carteira de motorista, cadastro Sigepe (para servidores públicos) ou dados bancários em um dos sete bancos conveniados ao Portal Gov.br (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob).

Por fim, as contas validadas com biometria facial pela Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) alcançam o nível de segurança ouro. Os contribuintes que possuem contas de nível bronze podem elevar o nível de segurança do login ao realizar as validações necessárias para atingir níveis superiores. 

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.