Ferramenta do Ministério da Educação (MEC), o Acesso Único, reúne SISU, FIES e PROUNI no mesmo endereço; Saiba mais sobre cada programa e seus benefícios
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/04/2022, às 15h00
Os estudantes agora podem consultar o Acesso Único, uma ferramenta do Ministério da Educação (MEC), que reúne o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O sistema facilita o acesso dos estudantes ao ensino superior. Conheça cada programa estudantil e seus benefícios.
O projeto Acesso Único é baseado nos seguintes princípios: segurança digital, modernidade, transparência, engajamento do usuário, integração, inteligência, vigilância e economia.
+++ Enem 2022: Saiba como entrar com recurso para isenção negada
Para aqueles que estão envolvidos no processo de seleção múltipla, só precisará inserir as informações de inscrição uma única vez. A partir do primeiro registro de dados cadastrais gerais, o sistema Acesso Único armazenará esses dados para que os candidatos não precisem repetir esses dados ao tentar se candidatar a outros processos seletivos em andamento.
LEIA TAMBÉM
Neste caso, o candidato só precisa complementar as informações específicas de cada seleção, observar se atende aos critérios de participação e confirmar sua inscrição, se for o caso. Dito isso, os alunos não perderão mais tempo digitando novamente os dados inseridos anteriormente em qualquer um dos três sistemas de registro.
No Portal Acesso Único, o candidato pode explorar todas as oportunidades que o MEC oferece para entrar em um curso superior, demarcando de forma clara as principais regras de cada programa.
— Ministério da Educação (@MEC_Comunicacao) March 6, 2022
Acesse agora: https://t.co/g6Z4BJjw6R
#mecnasredespic.twitter.com/9n0xslj8zs
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil em um sistema eletrônico administrado pelo MEC, sendo a grande maioria ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema seleciona os alunos com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para as vagas, de acordo com a modalidade de curso e concurso, conforme escolha dos candidatos inscritos, nas duas edições anuais do Sisu, a seleção será realizada na ordem do mais alto nível.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade do curso) para cursos consecutivos de graduação e treinamentos específicos em instituições privadas de ensino superior. O público-alvo do programa são alunos sem diploma de nível superior, além disso, pela Medida Provisória nº 3, professores de escolas públicas podem se candidatar a bolsas mesmo que já tenham diploma.
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei 10.260, de 12 de julho de 2001, para custear alunos de cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e por instituições de ensino superior não livres que estejam em conformidade com o regime de oferta. Os beneficiários começarão a pagar parcelas com base em seus limites de renda, resultando em pagamentos significativamente menores.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.