MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Ainda não realizou o saque? Pis/Pasep 2023 pode ser resgatado até dezembro

Trabalhadores brasileiros com carteira assinada e servidores ainda podem resgatar o abono salarial Pis/Pasep 2023; Prazo se encerra em dezembro

Carteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/11/2023, às 17h42

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O prazo para o saque do Abono Salarial Pis/Pasep referente ao calendário de 2023 e ano-base 2021 está se aproximando do fim. Até o dia 28 de dezembro, trabalhadores que ainda não sacaram o benefício ao qual têm direito poderão fazer o resgate.

Segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Empregos, mais de meio milhão de trabalhadores ainda não realizaram o saque do abono. O valor total disponível nas contas é de R$ 535,78 milhões.

Para sacar o Pis/Pasep, os trabalhadores precisam ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base 2021 e recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. O valor do abono é proporcional ao tempo de trabalho no ano-base, sendo de até um salário mínimo.

Os trabalhadores que têm direito ao Abono Salarial Pis/Pasep podem sacar o benefício nas agências da Caixa Econômica Federal (CEF), nas unidades do Banco do Brasil (BB) e nos correspondentes bancários autorizados.

+ Beneficiários do Bolsa Família podem consultar programa pelo CPF

Quem pode receber?

Para receber o benefício, os trabalhadores precisam ter pelo menos cinco anos inscrito no Pis/PASEP, além de ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano anterior e remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Veja requisitos: 

  • Cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos
  • Receber remuneração mensal média de até dois salários mínimos com carteira assinada no ano-base
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração
  • Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial

No caso do benefício, o valor é cumulativo de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base até chegar ao salário mínimo, fixado como teto do Pis/Pasep em 2021 e já segue o reajuste efetuado pelo Governo Federal anualmente. 

Como sacar PIS/Pasep?

O Abono Salarial PIS/Pasep é um benefício anual do governo federal pago aos trabalhadores que trabalharam com carteira assinada no ano-base 2021. O valor do abono é proporcional ao tempo de trabalho no ano-base, sendo de até um salário mínimo.

Para consultar se você tem direito ao Abono Salarial PIS/Pasep, basta acessar a Carteira de Trabalho Digital, através do site gov.br. O trabalhador deve atualizar o aplicativo, acessar a aba "Benefícios" e "Abono Salarial" para verificar o valor, a data e o banco de recebimento.

Se você não tiver acesso à Carteira de Trabalho Digital, também pode consultar o Abono Salarial Pis/Pasep pelo telefone 158 ou pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego.

Para sacar o Pis/Pasep, você pode ir a uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou do Banco do Brasil (BB). O saque também pode ser feito em correspondentes bancários autorizados. O prazo para saque termina em 28 de dezembro de 2023.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.