MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Alimentos mais baratos em SP: supermercados surpreendem com queda de preços

Apas expressou expectativa de que o índice de preços do setor supermercadista continue a desacelerar. Esta é a menor variação dos preços em seis anos no primeiro semestre

Esta é a menor variação dos preços em seis anos no primeiro semestre
Esta é a menor variação dos preços em seis anos no primeiro semestre - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/07/2023, às 18h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os preços nos supermercados da capital paulista apresentaram uma redução mais significativa do que a inflação geral no mês de junho, conforme divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Apas em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicou uma deflação de 0,21% no setor varejista de alimentos durante o último mês.

Conforme os dados, a variação nos preços dos supermercados superou a deflação de 0,08% registrada pelo IPCA, índice oficial medido pelo IBGE, também em junho. Entre os principais responsáveis pela queda nos preços estão os produtos semielaborados (-2,5%), as categorias de frutas (-1,50%), verduras (-1,13%), legumes (-5,67%) e as bebidas alcoólicas (-0,17%).

A Apas ressaltou que todos os grupos que compõem o índice estão seguindo uma tendência de rápida desaceleração, incluindo os produtos de limpeza, higiene e beleza, que, desde 2020, apresentavam aumento constante, mas inverteram a tendência nos últimos meses, desacelerando significativamente.

+++ ÚLTIMA CHANCE: resgate AGORA R$ 12 milhões da Nota Fiscal Paulista

Esta é a menor variação dos preços em seis anos no primeiro semestre

O IPS registrou uma inflação acumulada de 1,62% no primeiro semestre deste ano, o valor mais baixo para o período nos últimos seis anos. Considerando os últimos 12 meses, a inflação chegou a 5,62% em junho, apresentando uma desaceleração em relação aos 7,25% registrados em maio.

Diante dos resultados, a Apas expressou expectativa de que o índice de preços do setor supermercadista continue a desacelerar e, caso não ocorram mudanças abruptas nos cenários doméstico e internacional, projeta que o ano encerrará com o menor patamar desde o início da pandemia.

O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente, distribuídos em seis categorias distintas. A entidade continuará monitorando os preços e promovendo análises para auxiliar o setor e o público consumidor a entender as tendências de mercado.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.