MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Alívio no bolso: Juros do cartão de crédito despencam em fevereiro

Segundos dados do Banco Central divulgados nesta terça-feira (2) o juros do cartão de crédito teve redução para as famílias pelo segundo mês consecutivo

Cartão de crédito
Cartão de crédito - Freepik
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 02/04/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os juros do cartão de crédito rotativo teve redução para as famílias pelo segundo mês consecutivo. A taxa, que era de 419,3% ao ano, em janeiro, passou para 412,5% em fevereiro de 2024. Os dados foram divulgados pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (2). Nos últimos 12 meses, a queda foi de 7,9%, já para este mês registrou 6,8 pontos percentuais. 

O crédito rotativo, um tipo de empréstimo disponível para os consumidores que não conseguem pagar o valor integral de suas faturas de cartão de crédito, é conhecido por sua taxa de juros elevada. 

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

No entanto, a partir de janeiro deste ano, uma nova lei entrou em vigor para limitar os juros do rotativo a 100% do valor da dívida, em oposição aos astronômicos 400% ao ano anteriormente praticados. Apesar disso, essa limitação se aplica somente a novos financiamentos, o que significa que as estatísticas ainda refletem taxas elevadas.

Após o período de 30 dias, as instituições financeiras oferecem opções de parcelamento para a dívida do cartão de crédito. No caso do parcelamento, houve uma redução de 3,3 pontos percentuais nos juros ao mês e de 7,3 pontos percentuais em um período de 12 meses, chegando a 184,5% ao ano.

Os juros praticados nas transações com cartão de crédito foram os principais responsáveis pela diminuição na taxa média de juros para as famílias em fevereiro. Por outro lado, os juros do cheque especial aumentaram 6 pontos percentuais no mês, embora tenham reduzido 2,9 pontos percentuais em 12 meses, ficando em 131,8% ao ano.

Considerando todas as formas de crédito disponíveis para pessoas físicas, a taxa média de juros alcançou 52,5% ao ano, com uma pequena queda mensal de 0,1 ponto percentual e uma queda significativa de 6,0 pontos percentuais em um ano.

No que diz respeito às operações com empresas, a taxa média ficou em 21,4% ao ano, com uma redução mensal de 0,9 ponto percentual e 2,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. 

As principais contribuições para esse resultado foram as reduções mensais nas taxas médias das modalidades de desconto de duplicatas e outros recebíveis (1 ponto percentual), capital de giro com prazo superior a 365 dias (0,7 ponto percentual) e cartão de crédito rotativo (38,3 pontos percentuais).

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.