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Alunos de baixa renda, com deficiência, indígenas e negros são os mais impactados pela evasão escolar

Estudo revela que 48% dos alunos brasileiros não terminam o ensino fundamental até os 15 anos. Indicador ressalta também a necessidade de melhorias na política de educação especial

Desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero também são evidentes nos resultados
Desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero também são evidentes nos resultados - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/03/2024, às 19h37

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Uma análise conduzida pela Fundação Itaú revelou uma realidade alarmante no sistema educacional brasileiro: apenas pouco mais da metade dos estudantes conseguem concluir o ensino fundamental até os 15 anos.

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A pesquisa, baseada em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), evidencia que 48% dos alunos enfrentam intercorrências como reprovação, evasão ou abandono escolar, dificultando a trajetória regular na educação básica.

O estudo, que abrangeu a população nascida entre 2000 e 2005, destacou que o problema da irregularidade na conclusão dos estudos é mais prevalente entre os grupos mais vulneráveis, incluindo os alunos de baixa renda, com deficiência, indígenas, negros e do sexo masculino.

O indicador de regularidade de trajetórias educacionais, criado pela pesquisa, revela que 48% dos alunos não conseguem concluir o ensino fundamental no período esperado de nove anos, enquanto 59% não finalizam o ensino médio na idade certa.

Desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero também são evidentes nos resultados

Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social, ressaltou à Folha de SP a importância dos dados ao destacar que os problemas educacionais começam nos primeiros anos escolares, especialmente nos anos finais do ensino fundamental. Ela enfatiza que a falta de políticas públicas direcionadas para essa etapa é preocupante.

As desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero também são evidentes nos resultados. A pesquisa aponta que apenas 38% dos estudantes mais pobres conseguem concluir o ensino fundamental na idade certa, em comparação com 69% dos alunos de maior nível socioeconômico.

Além disso, enquanto 62% dos estudantes brancos concluem a etapa na idade correta, os números caem para 46% entre os pardos, 41% entre os pretos e apenas 23% entre os indígenas. No que diz respeito ao gênero, as meninas apresentam uma trajetória mais positiva, com 58% delas concluindo o ensino fundamental na idade certa, em comparação com 46% dos meninos.

O indicador ressalta também a necessidade de melhorias na política de educação especial, já que apenas 22% dos estudantes com deficiência conseguem concluir o ensino fundamental no prazo esperado de nove anos.

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