MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Ampliação do crédito consignado do INSS? Órgão federal publica novas regras. Confira

Órgão federal publicou no Diário Oficial da União, as novas regras para a ampliação do crédito consignado do INSS; Saiba quem pode solicitar. Confira

Órgão federal publica novas regras da ampliação do crédito consignado do INSS
Órgão federal publica novas regras da ampliação do crédito consignado do INSS - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/03/2022, às 15h21

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O governo federal ampliou o crédito consignado do INSS para os beneficiários de programas sociais, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio Brasil, passam a ter acesso ao crédito que era apenas destinado para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Confira novas regras publicadas pelo INSS.

A medida é tomada para ampliar o acesso do crédito no país, a concessão também tenta aumentar a circulação de dinheiro na economia nacional, como já tinha sido feito no início da pandemia do novo coronavírus, quando foi adotada uma medida semelhante. 

O presidente Jair Bolsonaro (PL), no último dia 24 de março, assinou no Palácio do Planalto uma Medida Provisória (MP) que amplia a oferta do empréstimo consignado para um público maior. 

+++ Empréstimo de até R$ 3 mil para negativados e MEI já está disponível na Caixa

Crédito consignado do INSS: conheça novas regras

Foi publicada pelo INSS, as novas regras para a ampliação do crédito consignado no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira (28). A Instrução Normativa 131, autoriza que bancos possam ampliar a margem do crédito consignado de 35% para até 40%, do valor do benefício. 

Como já havia sido anunciado anteriormente, o documento também libera a concessão para as pessoas que recebem o BPC, um benefício pago de um salário mínimo por mês pago a idosos a partir de 65 anos ou deficientes de qualquer idade que possam comprovar que possuem baixa renda mensal. 

Os beneficiários do Auxílio Brasil também podem solicitar o desconto de até 40% no benefício para ser descontado no valor do benefício. Neste caso, a MP diz que para este público, ainda é necessário a criação de um regulamento. 

Confira regras para solicitar crédito 

No caso do crédito consignado, ele será concedido com desconto automático em folha de pagamento. Por dar garantia do desconto direto no salário ou benefício, a operação de crédito oferece um menor juros em comparação a outras linhas disponíveis no mercado. 

Com a medida, também ficou definido que 5% da nova margem do consignável poderão ser destinados para saque ou amortização de despesas com cartão de crédito, um  percentual já previsto e que seguirá o mesmo. O restante, 35%, é destinado para o empréstimo pessoal com crédito em conta. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.