A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de novos produtos para cabelo após consumidores apresentarem diversos problemas de saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização de novos produtos para cabelo após consumidores apresentarem diversos problemas de saúde. Ao todo, 20 pomadas capilares para modelar tranças estão impedidas de serem produzidas, distribuídas, vendidas e/ou usadas.
A agência investiga as substâncias contidas nesses produtos, geralmente usados para fixação de penteados. Segundo a Anvisa, a interdição das pomadas é uma medida cautelar que visa proteger a saúde da população e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são requeridas para investigação mais aprofundada do caso.
Os relatos são de coceira e vermelhidão nos olhos, irritação na pele, inflamação no folículo capilar e até cegueira provisória. Há casos em que o uso reiterado da pomada pode levar ao entupimento do folículo e à queda do cabelo.
A tricologista e cabeleireira Rosi Ribeiro disse, à Agência Brasil, que o mais adequado é os clientes procurarem produtos com base em substâncias naturais, sem conservantes e por consequência, com validade curta. "Há uma carência de informação na área de cachos e cabelos afro. Profissionais precisam entender que é possível o serviço ser feito com a mesma qualidade, sem até mesmo o uso da pomada", afirmou.
LEIA TAMBÉM
+Quanto posso receber do PIS/Pasep 2023? Veja todas as regras
Confira abaixo a relação dos produtos vedados por questão de saúde até que os testes sejam concluídos e as empresas regularizem eventuais pendências:
+WhatsApp pretende integrar inteligência artificial para criar conteúdos
Caso você tenha adquirido algum desses produtos, não faça uso de nenhum deles. Para aqueles que tiverem em suas residências ou estabelecimentos produtos para os quais foi determinado recolhimento, a recomendação é de que entrem em contato com a empresa, a fim de verificar a forma de devolução.
Quem fez uso recente de algum dos produtos mencionados, deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você e informe a Anvisa por meio deste link.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.