MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Apoiadores de Bolsonaro invadem Palácio e STF; Situação de Calamidade em Brasília

O Congresso Nacional também foi invadido por apoiadores de Bolsonaro extremistas que depredaram os prédios na tarde deste domingo (8). Veja os crimes cometidos pelos bolsonaristas radicais

Apoiadores de Bolsonaro invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto
Apoiadores de Bolsonaro invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto - Divulgação/Agência Brasil
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 08/01/2023, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apoiadores de Bolsonaro extremistas depredaram e invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde deste domingo, 8 de janeiro de 2023. Crimes cometidos pelos bolsonaristas radiciais têm pena de até 12 anos de reclusão.

O primeiro prédio dos três poderes a ser tomado pelos terroristas foi o do Congresso. A polícia legislativa, presente no local, tentou dispersar os manifestantes com spray de pimenta, mas não conseguiu.

Além de subirem na laje da área externa, o grupo quebrou as vidraças para acessar o prédio. Lá dentro, continuaram a praticar o crime de dano, destruindo diversos objetos. Imagens da Globo News mostram um homem brincando de escorregador no plenário do Senado. No Palácio, os vândalos conseguiram entrar no andar que dá acesso ao gabinete presidencial.

Desde ontem, o governador de Brasília, Ibaneis Rocha, tinha a informação de que 100 ônibus chegaram em Brasília com aproximadamente 4 mil bolsonaristas radicais. Porém, não foi colocado efetivo policial suficiente para conter a multidão no plano que era previsível.

Em sua rede social, Ibaneis informou há pouco que o secretário de Segurança, Anderson Torres, será exonerado. "Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis", afirmou o governador do DF.

No final da tarde o contingente das forças de segurança foi reforçado e a polícia, então, teve êxito em dispersar os terroristas da rampa do Palácio, bem como do STF e do Congresso, evacuando a praça dos três poderes. Porém, muitos continuam concentrados nos arredores do Congresso.

Crimes cometidos pelos apoiadores de Bolsonaro em Brasília

Os bolsonaristas radicais cometeram diversos crimes em Brasília neste domingo e a penalidade prevista no Código Penal alçança 12 anos. Os responsáveis devem ser identificados, processados e condenados, assim como os mandantes dos crimes, entre eles:

  • crime de apologia à prática delituoso;
  • crime de dano ao patrimônio público;
  • crime de aboliçao violenta ao Estado Democrático de Direito; e
  • crime de Golpe de Estado.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.