MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Após dois meses de paralisação, greve do INSS chega ao fim; saiba detalhes

Servidores do INSS decidem retornar ao trabalho após aceitar o reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo público proposto pelo governo; entenda

Após dois meses de paralisação, greve do INSS chega ao fim
Após dois meses de paralisação, greve do INSS chega ao fim - Agência Brasil

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 24/05/2022, às 15h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), encerrou após dois meses de paralisação, a greve dos servidores. Segundo publicação do Valor Econômico, o Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social no Estado de São Paulo (SINSSP), os profissionais retornaram ao trabalho nesta terça-feira (24). Saiba detalhes.  

A greve chegou ao fim porque a categoria aceitou um reajuste linear de 5% que será aplicado a todos os servidores. Mas até o momento, o governo federal não sinalizou para a efetivação do aumento. 

O acordo para encerrar a greve foi assinado no Ministério do Trabalho e Previdência Social na presença do ministro José Carlos Oliveira, do presidente do INSS Guilherme Serrano, da vice-diretora de Gestão de Pessoas do INSS Eva Lorena Ferreira e de representantes das categorias.

+++ Aplicação do reajuste nas tarifas de energia da Cemig é prorrogado pela Aneel; veja

Fila aguardando uma resposta do INSS chega a mais de 1 milhão 

De acordo com a Secretaria do Trabalho e Previdência, embora o INSS não informe o número de pessoas que aguardam uma resposta do órgão, mais de 1 milhão de segurados no total estão na fila para uma perícia médica.

No documento assinado que finalizou a greve, os servidores prometem substituir os dias não trabalhados para que assim possa agilizar a análise do processo e a distribuição de benefícios. 

Segundo a categoria, a compensação se baseará em um plano de trabalho que ainda não foi estabelecido. Neste caso, o acordo estipula a compensação que pode ser feita até 30 de junho de 2023. 

O acordo também estipula a criação de uma comissão para aprimorar permanentemente os planos de gestão e os processos de trabalho dos serviços previdenciários, neste caso: assistência social e reabilitação profissional — tendo participação igualitária de representantes de carreiras e do INSS. 

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, em comunicado, afirmou que com a assinatura do acordo "retomamos nossa capacidade de atendimento à população. Todos os serviços do INSS e da Perícia Médica estão sendo retomados e, em breve, vamos encurtar essa espera dos segurados por um benefício".

O presidente do SINSSP, Pedro Totti disse que o acordo não cumpriu as expectativas da categoria, mas avaliou que a paralisação promoveu efeitos positivos. Principalmente mostrar ao governo que o órgão federal tem uma defasagem hoje de mais de 15 mil servidores. 

Paralisação dos peritos médicos foi encerrada ontem  

Os peritos médicos decidiram ontem (23) retornar ao trabalho. A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirma que todas as 18 reivindicações da categoria foram atendidas pelo governo federal. 

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.