MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

App Threads pode desbancar o Twitter? Zuckerberg deixa recado para Musk

O Threads, nova plataforma do Facebook, surge como uma concorrente direta ao Twitter, oferecendo um ambiente mais estável e menos imprevisível para conversas públicas

App Threads pode desbancar o Twitter? Zuckerberg deixa recado para Musk
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 07/07/2023, às 12h52

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em tempos de acirramento de disputas entre gigantes da tecnologia, duas empresas comandadas por figuras emblemáticas, Elon Musk (Twitter) e Mark Zuckerberg (Facebook), vão enfrentar uma batalha inédita. O embate se dá através do lançamento do Threads, plataforma do Facebook que promete ser uma concorrente direta do Twitter.

Com uma proposta de oferecer uma rede virtual de "conversa pública", similar ao Twitter, o Threads surge como uma alternativa para os usuários que desejam um espaço mais estável e menos imprevisível, segundo palavras de Adam Mosseri, diretor do Instagram, também pertencente ao conglomerado do Facebook.

+Último dia para se inscrever no processo seletivo do Fies: não perca essa oportunidade!

Características do Threads

Conforme destacou Mosseri, a ideia do Threads surgiu a partir da observação de um mercado já consolidado pelo Twitter, mas que poderia oferecer mais alternativas de ambientes para conversas públicas. Para a empresa, parecia haver espaço para criar algo aberto e benéfico para os usuários ativos no Instagram.

Em um panorama onde o executivo da rede rival, Elon Musk, impôs limitações no número de tweets que os usuários do Twitter podem visualizar por dia, pareceu ser o momento certo para apresentar ao público uma nova possibilidade. Threads sai na frente com sua proposta ousada, confiante em atrair dos usuários das redes mais tradicionais milhões de usuários nos primeiros dias de funcionamento.

Threads pode desbancar o Twitter?

Apesar de tudo indicar que o Threads tem estrutura e facilidades suficientes para apresentar forte concorrência ao Twitter, Mosseri fez questão de reforçar a intenção do Threads não ser o substituto do Twitter, mas sim uma alternativa para aqueles que buscam uma outra plataforma para as interações.

Internamente, a ferramenta já está sendo chamada pela equipe do Facebook de "uma versão mais sã do Twitter". Assim, a empresa tenta destacar as diferenças entre as propostas das duas plataformas, ainda que existam muitas similaridades nos detalhes operacionais delas.

Threads e Instagram de mãos dadas

O Threads apresenta uma forte integração com o Instagram, o que é um dos seus principais atrativos para usuários desta plataforma. É possível, por exemplo, importar automaticamente a lista de contatos do Instagram e compartilhar postagens do Threads no story ou no feed do Instagram.

Threads destaca-se também por permitir a publicação de postagens de até 500 caracteres, imagens e vídeos de até cinco minutos, e por não contar com publicidade no momento. O Threads está disponível inicialmente em 100 países, incluindo os EUA, mas não na União Europeia, devido a complexidades de conformidade com algumas leis que entrarão em vigor no próximo ano.

+Confira a lista de aprovados no Vestibulinho das Etecs

O crescimento explosivo do Instagram Threads

Apesar de só ter passado pouco mais de doze horas após o lançamento do aplicativo, o ritmo de registros – consistindo na simples tarefa de clicar num botão três ou quatro vezes, supondo que você já possua uma das mais de 2 bilhões de contas do Instagram – não desacelerou. Até agora, o número máximo de inscrição que observamos (visível no perfil do Instagram de uma conta vinculada) é de 26.051.591.

Como o Instagram Threads se destaca?

Com base em sua proposta inicial, o Instagram Threads se concentra na partilha de fotos e mensagens com a lista de amigos mais próximos do Instagram, permitindo que as pessoas tenham uma experiência mais personalizada em comparação com a plataforma tradicional. Bem como a opção de manter mensagens por pouco tempo após serem vistas, semelhante ao proposto pelo Snapchat.

O que isso significa para o Instagram?

Esta explosão de novos usuários no Instagram Threads demonstra o potencial da aplicação de expandir ainda mais a base de usuários do Instagram. O aplicativo apela para a geração mais jovem de usuários de mídia social que valorizam a facilidade de uso e as interações íntimas, principalmente em um momento em que as redes sociais são cada vez mais criticadas por promoverem experiências impessoais e distantes.

Por que não é possível excluir o Threads?

A Meta, empresa-mãe do Facebook e Instagram, explica que a impossibilidade de exclusão separada do Threads deve-se à sua vinculação com o Instagram. Segundo a companhia, o Threads é um serviço oferecido pelo Instagram e os usuários podem "criar um perfil na nova rede social como parte da conta do Instagram", ou seja, ambas as plataformas são intrinsecamente ligadas. "Seu perfil do Threads faz parte da sua conta do Instagram e pode ser excluído a qualquer momento. Para fazer isso, é necessário excluir sua conta do Instagram", é o que a Meta esclarece em sua central de ajuda.

+Reforma Tributária é APROVADA no Brasil. Saiba como funciona o novo modelo

Como desativar a conta no Threads?

Os usuários que preferirem não estender sua presença ao Threads, mesmo assim, têm uma alternativa: desativar temporariamente a conta na nova rede social. E como faz isso? Basta abrir o Threads e tocar no perfil; no canto superior esquerdo, tocar no ícone de "Configurações"; tocar em "Conta" e depois em "Desativar perfil". Para concluir, pressione "Desativar perfil no Threads".

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.