MenuJC Concursos
Busca
Notícias | | Aulas Grátis | Provas anteriores | Simulados | Empregos | Brasil

Aprenda em 3 minutos a tirar (ou renovar) o seu título de eleitor pela internet

O TSE alerta para que a solicitação do título de eleitor seja feita o quanto antes para evitar problemas nos últimos dias; veja como tirar

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 25/03/2022, às 17h07

Esse ano toda a população tem até 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor
Esse ano toda a população tem até 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor - Agência Brasil
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

A partir de 16 anos todos os brasileiros já são permitidos a votar nas eleições. Esse ano toda a população tem até 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor. Essa solicitação pode ser feita pela internet através do Título Net, em poucos minutos.

O primeiro turno de votação está marcado para 2 de outubro. Se necessário, o segundo turno estadual e nacional será realizado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Como faltam alguns meses para as eleições, você deve se perguntar o motivo de tanta pressa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Então, é que de acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91), o fechamento do cadastro eleitoral deve ser feito 150 dias antes de cada pleito. É durante esse período que existe a possibilidade de resolver pendências e justificar ausência em outras eleições, por exemplo.

O TSE alerta para que a solicitação seja feita o quanto antes para evitar problemas nos últimos dias, que geralmente estão com alta demanda pela procura do serviço.

+++Confiança do consumidor cai mais de 3 pontos no mês de março, diz FGV

Como tirar o título eleitoral pela internet?

Se for para tirar o título de eleitor pela primeira vez, você deve acessar o site Título Net. Depois, escolha o estado que você mora, clique em avançar. A lista de documentos necessários para concluir a solicitação vai aparecer na tela.

  • Foto selfie com documento de identidade;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos

Na aba ‘Título de Eleitor’, em caso de primeira via, selecione a opção ‘Não tenho’ e prossiga o atendimento. Após o envio dos dados, toda a documentação será analisada pela justiça eleitoral. Para acompanhar o andamento da solicitação, acesse o mesmo site.

As pessoas que desejam mudar o local de votação ou alguma alteração no cadastro eleitoral precisam conferir a situação eleitoral pelo site da Justiça eleitoral. Depois, basta seguir os mesmos passos descritos acima para quem vai tirar o título pela primeira vez.

*Estagiário sob supervisão do jornalista Jean Albuquerque

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Comentários

Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.