MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aprovação de Lula supera expectativas, presidente ganha mais apoio no Nordeste

A pesquisa foi realizada com 2.016 pessoas em 139 cidades entre os dias 12 e 13 de setembro. Em comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva de Lula aumentou um ponto percentual

Resultados da pesquisa também fornecem uma perspectiva histórica; veja números
Resultados da pesquisa também fornecem uma perspectiva histórica; veja números - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/09/2023, às 20h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Uma nova pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" nesta quinta-feira revela um cenário de crescente aprovação para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os resultados apontam que 38% dos entrevistados consideram a gestão de Lula como ótima ou boa, enquanto 31% a avaliam como ruim ou péssima. Outros 30% a consideram como regular, enquanto 2% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa, realizada com 2.016 pessoas em 139 cidades entre os dias 12 e 13 de setembro, apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em junho, a avaliação positiva de Lula aumentou um ponto percentual, de 37% para 38%, enquanto a reprovação subiu quatro pontos, de 27% para 31%.

O destaque vai para a aprovação do governo Lula, sendo mais significativa entre os moradores do Nordeste (49%), pessoas com menor nível de escolaridade (53%) e aqueles com menor renda (43%). Por outro lado, a reprovação é mais acentuada na região Sul do país (39%), entre os mais escolarizados (39%), aqueles com renda entre 5 a 10 salários mínimos (44%) e os evangélicos (41%).

+++ Brasil pode crescer mais que o mundo, destaca ministro de Lula

Resultados da pesquisa também fornecem uma perspectiva histórica; veja números

No que diz respeito às expectativas para o futuro do governo Lula, 43% dos entrevistados acreditam que ele fará um governo ótimo ou bom, enquanto 28% preveem um governo ruim ou péssimo, e 26% consideram que será regular. Apenas 2% não souberam ou não opinaram.

Quando questionados sobre o desempenho do governo até agora, 53% acreditam que o presidente fez menos pelo país do que esperavam, 25% consideram que Lula fez o que esperavam, 17% acreditam que ele fez mais do que esperavam, 3% não sabem, e 2% deram outras respostas.

Comparando a avaliação de Lula com a do ex-presidente Jair Bolsonaro no mesmo ponto de seus mandatos, os números indicam uma avaliação mais favorável para Lula. Em 2019, Bolsonaro tinha 29% de aprovação, 38% de reprovação e 30% de avaliação regular. Estes números sugerem que, agora, a gestão de Lula está superando a avaliação de Bolsonaro em seu início de mandato.

Os resultados da pesquisa também fornecem uma perspectiva histórica, destacando que, em 1995, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha 15% de reprovação no mesmo ponto de seu governo, enquanto o primeiro governo de Lula, em 2003, tinha 10% de reprovação, e Dilma Rousseff (PT) marcava 11% em 2010.

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.