Embora a assexualidade seja mais comum do que as pessoas pensam, não é tão comum quanto ser gay ou bissexual. Sexóloga esclarece principais dúvidas sobre a questão; confira
A sexualidade humana é entendida pelas inúmeras possibilidades. E uma delas é assexualidade, que é a falta total, parcial ou condicional de atração sexual por qualquer pessoa, independentemente de gênero ou sexo. Nesse sentido, assexualidade não se enquadra em qualquer patologia.
No Brasil, cerca de 7,7% das mulheres e 2,5% dos homens, entre 18 e 80 anos, são assexuais, segundo o Programa de Estudos da Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ProSex-IPq). Embora a assexualidade seja mais comum do que as pessoas pensam, não é tão comum quanto ser gay ou bissexual.
A pedagoga com especialização em Sexologia Clínica e especialista em Educação para a Sexualidade, Claudia Petry, explicou que essa falta de compreensão sobre a temática “é compreensível, já que a orientação sexual possui muitas particularidades, além de estar menos presente dentre as discussões sobre sexualidade humana”.
+++ Governo Lula exonera mais de 40 servidores da Funai e avisa que mais trocas serão feitas
LEIA TAMBÉM
1 - Não, a assexualidade não é uma escolha!
Diferente do que as pessoas pensam, não é possível escolher ser assexual. Assim como funciona com as outras sexualidades: homossexualidade, heterossexualidade, entre outras, não há um processo de escolha com a assexualidade. Você pode optar por não fazer sexo, mas não escolhe o momento de sentir vontade fazê-lo.
2 - As pessoas assexuais não fazem sexo?
Isso não é verdade. Acredita-se que as pessoas assexuadas não tenham desejo ou comportamento sexual. Mas, embora o sexo não seja essencial, muitas pessoas acham que é uma maneira de se conectar com seus parceiros e até mesmo satisfazer os desejos deles. Além de relacionamentos românticos, eles também podem namorar e se casar. Relacionamentos não são apenas sobre sexo, mesmo entre casais com diferentes necessidades sexuais.
3 - Posso chamar pessoas assexuais de assexuadas?
Não, porque os termos significam questões diferentes. Assexual é um termo usado para denotar a ausência de órgãos sexuais ou, conforme definido biologicamente, a reprodução que ocorre sem a participação de ambos os sexos. Portanto, isso não tem nada a ver com assexualidade.
4 - As pessoas são assexuais porque sofreram traumas ou abusos?
As pessoas que sofreram abuso ou experiências sexuais negativas ainda podem sentir desejo sexual, mas o medo pode estar impedindo-as de alguma forma. “Já a assexualidade não surge a partir de traumas ou porque a pessoa não consegue encontrar um parceiro ideal”, pontua a sexóloga.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.