MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Atenção! Último dia para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022. Veja o passo a passo

Encerra nesta sexta-feira (15) o prazo para a solicitação da isenção da taxa do Enem 2022; Saiba como realizar o procedimento. Veja o passo a passo

Último dia para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022
Último dia para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022 - Divulgação

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 15/04/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os estudantes precisam ficar atentos, nesta sexta-feira (15) encerra o prazo para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022.  Muitos estudantes do país que atendem a alguns critérios podem ter acesso ao benefício da gratuidade da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no valor de R$ 85 reais. Veja o passo a passo. 

O benefício também vale para os estudantes que ganharam a isenção no Enem 2021, mas que por algum motivo não puderam comparecer no dia da prova e desejam realizar o Enem 2022 gratuitamente. Para esses estudantes, há a necessidade do envio de documentos que possam justificar a ausência no dia da prova. 

Isenção da taxa do Enem 2022: veja o passo a passo 

Os pedidos devem ser realizados na Página do Participante. Para aqueles que tiveram o benefício da isenção aprovado para o Enem 2021 e não compareceram às provas, irão precisar justificar a falta para conseguir novamente ter direito à isenção. 

Para estes casos, os estudantes devem enviar uma documentação que possa comprovar a justificação da ausência. Os documentos deverão estar datados e assinados, não sendo aceitos os documentos autodeclaratórios ou emitidos pelos pais ou responsáveis.

Entre os documentos, estão os boletins de ocorrência e atestados médicos. Serão aceitos apenas documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB. 

Confira as regras para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022

  • Alunos que estão cursando a última série do ensino médio em escolas públicas este ano;
  • Participantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas, para esses candidatos, é necessário ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818 por pessoa;
  • Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico. Os interessados devem informar o Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Veja quando será divulgado os resultados 

Serão divulgados os resultados da justificativa de ausência e do pedido de isenção de taxa de inscrição do Enem 2022, no dia 22 de abril, na Página do Estudante. Para aqueles que tiveram o pedido negado, poderão recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado será divulgado no dia 6 de maio. 

As notas do Enem podem ser usadas para o ingresso no ensino superior, em universidades públicas e privadas, como para participar de programas federais, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.