Os estudantes que irão prestar o exame ou aqueles que ganharam o benefício da isenção em 2021, podem solicitar a gratuidade no Enem 2022 a partir de amanhã
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 03/04/2022, às 14h49
Muitos estudantes do país que atendem a alguns critérios podem ter o benefício gratuidade no Enem 2022, ao solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição no valor de R$ 85 reais. Segundo o cronograma oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta segunda-feira (4) os candidatos já podem solicitar o benefício.
O prazo de 4 a 15 de abril também vale para os estudantes que ganharam a isenção no Enem 2021, mas que por algum motivo não puderam comparecer no dia da prova e desejam realizar o Enem 2022 gratuitamente. Para esses estudantes, há a necessidade do envio de documentos que justifiquem a falta.
+++ Saque FGTS: Você já pode retirar até R$ 1 mil em abril; Saiba como fazer e quem tem direito
Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante. Para aqueles que tiveram o benefício da isenção aprovado para o Enem 2021 e não compareceram às provas, irão precisar justificar a falta para conseguir novamente ter direito à isenção.
LEIA TAMBÉM
Para estes casos, os estudantes devem enviar uma documentação que possa comprovar a justificação da ausência. Os documentos deverão estar datados e assinados, não sendo aceitos os documentos autodeclaratórios ou emitidos pelos pais ou responsáveis.
Entre os documentos, estão os boletins de ocorrência e atestados médicos. Serão aceitos apenas documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.
Confira as regras para solicitar a isenção da taxa do Enem 2022
Serão divulgados os resultados da justificativa de ausência e do pedido de isenção de taxa de inscrição do Enem 2022, no dia 22 de abril, na Página do Estudante. Para aqueles que tiveram o pedido negado, poderão recorrer entre 25 e 29 de abril. O resultado será divulgado no dia 6 de maio.
As notas do Enem podem ser usadas para o ingresso no ensino superior, em universidades públicas e privadas, como para participar de programas federais, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.