MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aumenta a busca por exames clínicos em farmácias pelo Brasil no primeiro semestre

Resultado da pesquisa reflete uma mudança gradual na forma como as pessoas encaram as farmácias. Recentemente as farmácias receberam autorização para a realização de exames clínicos

Aplicação de vacinas continua sendo o ponto central desse movimento de transformação
Aplicação de vacinas continua sendo o ponto central desse movimento de transformação - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 16/08/2023, às 18h27

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Em um cenário de evolução constante, as farmácias vêm conquistando uma fatia do mercado tradicionalmente dominado por laboratórios. De acordo com um recente levantamento realizado pela Clinicarx, uma startup de saúde, a busca por exames clínicos em drogarias teve um aumento significativo de 40% no primeiro semestre deste ano.

O estudo abrangeu uma amostra de 4 mil estabelecimentos distribuídos em 1.100 cidades, e incluiu vinte e nove das trinta maiores redes associadas à Abrafarma, com exceção da Droga Raia e Drogasil. Embora os números absolutos não tenham sido divulgados, o crescimento consistente revela uma tendência inegável.

A diversificação dos serviços oferecidos pelas farmácias é um dos principais fatores impulsionadores desse crescimento. Atualmente, diversas redes disponibilizam até 86 tipos diferentes de serviços clínicos, com destaque para a aferição de pressão arterial, que se manteve como o serviço mais procurado, alcançando quase 30% das demandas, seguido pelos testes de glicemia, com 17,4% de procura.

+++ Laboratórios e farmácias agora podem realizar mais de 40 tipos de exames clínicos. Veja quais

Aplicação de vacinas continua sendo o ponto central desse movimento de transformação

Entre os exames rápidos, os testes de dengue, Beta-HCG (Gravidez), hemoglobina glicada e perfil lipídico foram os mais solicitados, demonstrando a crescente procura por serviços que ofereçam diagnósticos rápidos e precisos.

Apesar dessa ampliação de serviços, a aplicação de vacinas continua sendo o ponto central desse movimento de transformação. Conforme o levantamento, houve um impressionante aumento de 189% na administração de vacinas, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O resultado da pesquisa reflete uma mudança gradual na forma como as pessoas encaram as farmácias, passando de locais simplesmente para aquisição de medicamentos para centros de saúde multifuncionais. A oferta de serviços clínicos e exames em farmácias amplia o acesso à saúde, contribuindo para a promoção de um cuidado mais holístico e conveniente para os consumidores.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.