MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Aumenta o número de pessoas que gostariam de se mudar de São Paulo; veja pesquisa

Contexto dos últimos anos teria influenciado percepção da população de São Paulo. Moradores também avaliaram a gestão da prefeitura e investimentos nas áreas da cultura e lazer

Contexto dos últimos anos teria influenciado percepção da população de São Paulo
Contexto dos últimos anos teria influenciado percepção da população de São Paulo - Pixabay
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 24/01/2023, às 22h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O número de habitantes da cidade de São Paulo que gostaria de deixar a capital para morar em outro lugar cresceu em 2022. De acordo com a pesquisa Viver em São Paulo: Qualidade de vida, que foi divulgada nesta terça-feira (24), 61% da população disse que se mudaria da capital paulista se tivesse oportunidade.

Em 2021, esse porcentual era de 57%, já em 2020, 60%. Para fazer o levantamento, foram entrevistadas, em dezembro do ano passado, 800 pessoas com mais de 16 anos. Inclusive, o índice foi mais alto entre pessoas de 35 e 44 anos (70%) e entre os que vivem na zona leste da cidade. 

Os habitantes da zona leste, 49%, também classificaram a gestão do município como ruim ou péssima. Na média geral da cidade, esse número fica em 44%. Tendo em conta o bairro onde residem, as áreas com pior desempenho para os moradores são a cultura e a habitação, na qual 40% afirma que o município não investe nestas áreas.

+++ Brasil ocupa 3 posições entre as piores cidades em tempo gasto no transporte

Contexto dos últimos anos teria influenciado percepção da população de São Paulo 

Para o coordenador da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão, a avaliação da sociedade sobre as instituições chama a atenção e parece diminuir o interesse das pessoas em participar dos processos políticos institucionais. “Nós vamos tendo alguns sinais que nos remete a preocupações aos poderes constituídos, às instituições, à participação da sociedade”, destacou. 

Os resultados na capital paulista podem ser um indício, na avaliação de Abrahão, de que a percepção da população sobre as instâncias de poder seja parecida em outras partes do país. “Se isso está acontecendo aqui na cidade mais rica e complexa do Brasil, que é São Paulo, serve como um alerta para nós de como isso está acontecendo no restante do Brasil”, disse.

O contexto desfavorável dos últimos anos pode ser, segundo ele, um dos fatores que influenciaram nessa avaliação pela sociedade, pois a pesquisa foi feita em um contexto de anos difíceis. “Nós viemos de uma pandemia. Nós viemos, economicamente, de um processo bastante complicado com as questões de desemprego, inflação, as questões sociais de aumento da fome”, ponderou.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.