MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | saúde | Sociedade | youtube jc

Auxílio Brasil: novo cartão permite compras no débito? Confira mudança

Planalto garante a entrega de 3,2 cartões do Auxílio Brasil com a nova funcionalidade; valor mínimo de R$ 600 do benefício foi aprovado pelo Congresso

Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/07/2022, às 15h07

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação - Cartão Auxílio Brasil com função débito
WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmail

O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) quer turbinar o cartão do Auxílio Brasil com função débito. O programa é a sua principal aposta para a reeleição, a ideia de Bolsonaro é estimular os usuários a utilizarem a funcionalidade. 

Nesta semana, o Congresso Nacional aprovou o valor mínimo de R$ 600 para o programa de transferência de renda, que substituiu o Bolsa Família, até o final do ano, além da criação de aumento de outros benefícios. 

Neste caso, os novos cartões do Auxílio Brasil já irão contar com chip, além de serem habilitados para o uso de compras no débito. O mesmo aconteceu na época do Auxílio Emergencial. Atualmente, o cartão só funciona apenas para o saque dos valores. 

+++ Voto em trânsito: eleitores devem se planejar para votar durante Eleições 2022

Cartão do Auxílio Brasil com débito. Veja quando será entregue ?

De acordo com o Planalto, a ideia é garantir a entrega do cartão com a nova funcionalidade para 3,2 milhões de brasileiros numa primeira etapa. O programa já atende mais de 18 milhões de famílias de baixa renda hoje.  

O governo deu prioridade para quem mora em municípios onde há a ausência de canal de pagamento da Caixa, instituição financeira responsável pela produção e encaminhamento dos cartões. Além daqueles que não tiveram benefício concedido a partir de novembro de 2021.   

Uma das prioridades da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) é agilizar a troca de cartões, que ainda carrega o emblema do Bolsa Família criado no governo do PT. 

O coordenador da reeleição de seu pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL), espera que a questão tenha sido resolvida nesta semana. Agora, a expectativa do governo é que os cartões começam a ser entregues em breve. Há até comerciais prontos para ir ao ar na Caixa Econômica Federal, que emite os cartões. 

Recebeu o cartão? Saiba o que fazer para usar nova função 

Após o recebimento do cartão, o cidadão deve cadastrar a senha em uma casa lotérica ou agência da Caixa, mas o processo também pode ser realizado pelo aplicativo Caixa Tem.

O cartão pode ser utilizado em lojas que aceitam cartões de débito, bem como na rede de pagamentos da Caixa e no banco 24 horas. Neste objeto podem ser verificados o número do cartão e o número de registo social (NIS) do agregado familiar responsável.

As mercadorias serão enviadas por correio para o endereço indicado pela família ao se cadastrar no CadÚnico. As famílias também recebem todas as orientações para cadastro de PINs com o cartão de auxílio.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil
Voltar ao topo

+Mais Lidas

JC Concursos, o seu Jornal dos Concursos de sempre. Imparcial, independente, completo.