Planalto garante a entrega de 3,2 cartões do Auxílio Brasil com a nova funcionalidade; valor mínimo de R$ 600 do benefício foi aprovado pelo Congresso
Jean Albuquerque | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 16/07/2022, às 15h07
O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) quer turbinar o cartão do Auxílio Brasil com função débito. O programa é a sua principal aposta para a reeleição, a ideia de Bolsonaro é estimular os usuários a utilizarem a funcionalidade.
Nesta semana, o Congresso Nacional aprovou o valor mínimo de R$ 600 para o programa de transferência de renda, que substituiu o Bolsa Família, até o final do ano, além da criação de aumento de outros benefícios.
Neste caso, os novos cartões do Auxílio Brasil já irão contar com chip, além de serem habilitados para o uso de compras no débito. O mesmo aconteceu na época do Auxílio Emergencial. Atualmente, o cartão só funciona apenas para o saque dos valores.
+++ Voto em trânsito: eleitores devem se planejar para votar durante Eleições 2022
LEIA TAMBÉM
De acordo com o Planalto, a ideia é garantir a entrega do cartão com a nova funcionalidade para 3,2 milhões de brasileiros numa primeira etapa. O programa já atende mais de 18 milhões de famílias de baixa renda hoje.
O governo deu prioridade para quem mora em municípios onde há a ausência de canal de pagamento da Caixa, instituição financeira responsável pela produção e encaminhamento dos cartões. Além daqueles que não tiveram benefício concedido a partir de novembro de 2021.
Uma das prioridades da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) é agilizar a troca de cartões, que ainda carrega o emblema do Bolsa Família criado no governo do PT.
O coordenador da reeleição de seu pai, o senador Flávio Bolsonaro (PL), espera que a questão tenha sido resolvida nesta semana. Agora, a expectativa do governo é que os cartões começam a ser entregues em breve. Há até comerciais prontos para ir ao ar na Caixa Econômica Federal, que emite os cartões.
Após o recebimento do cartão, o cidadão deve cadastrar a senha em uma casa lotérica ou agência da Caixa, mas o processo também pode ser realizado pelo aplicativo Caixa Tem.
O cartão pode ser utilizado em lojas que aceitam cartões de débito, bem como na rede de pagamentos da Caixa e no banco 24 horas. Neste objeto podem ser verificados o número do cartão e o número de registo social (NIS) do agregado familiar responsável.
As mercadorias serão enviadas por correio para o endereço indicado pela família ao se cadastrar no CadÚnico. As famílias também recebem todas as orientações para cadastro de PINs com o cartão de auxílio.
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.