Confira lista com as 10 instituições financeiras que se destacaram em reclamações no Brasil no 3º trimestre deste ano. Além do Bradesco, bancos digitais estão na relação
O Banco Central do Brasil divulgou nesta terça-feira, 31 de outubro, o ranking das instituições financeiras que mais receberam reclamações no 3º trimestre de 2023 em todo o país. De acordo com os dados levantados, o BTG Pactual/Banco Pan lidera o ranking, seguido pelo renomado banco Bradesco, que ocupa a segunda posição.
Segue a lista com as 10 instituições financeiras que se destacaram em reclamações, segundo informações do BC:
O índice é calculado considerando o número de reclamações procedentes reguladas, dividido pelo número de clientes, presente na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), multiplicado por 1.000.000.
O BC esclarece, ainda, que é considerada para gerar o ranking a quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de que a instituição descumpriu lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.
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Os principais motivos das reclamações, de acordo com o BC, estão relacionados a diversas irregularidades, como cobranças indevidas, problemas de segurança, falta de informações adequadas sobre serviços e outros pontos que afetam diretamente a experiência do cliente.
Principais Motivos das Reclamações
O banco Bradesco aparece em destaque nos problemas 2, 5, 7, 9 e 10, ocupando o primeiro lugar nessas questões.
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O Banco Central ressalta que há regulamentações que delineiam o relacionamento entre instituições financeiras e seus clientes. Essas normativas buscam garantir a adaptação dos produtos bancários aos consumidores, sendo fiscalizadas de perto pelo Banco Central. Entre os princicipais direitos garantidos aos correntistas estão:
Critérios e Transparência: Na era digital, a abertura de contas online é acessível, mas os critérios e regras são os mesmos das contas abertas presencialmente. É essencial que os contratos sejam transparentes, detalhando as tarifas, serviços inclusos e valores a serem pagos.
Cobrança de Tarifas: A cobrança de tarifas pressupõe serviços prestados, variando de acordo com o banco e o pacote contratado pelo cliente. Serviços adicionais podem ser tarifados separadamente.
Serviços Essenciais: Alguns serviços, como saques, extratos bancários e consultas pela internet, não podem ser cobrados. O Banco Central não estipula um valor máximo para tarifas, mas disponibiliza uma lista detalhada dos serviços que podem ser tarifados.
Portabilidade: A portabilidade de salário não tem custo para o cliente, permitindo a transferência para outras instituições. É possível receber salário em um banco e pedir a portabilidade. Todo mês, quando o salário cair, ele é transferido para outro banco, sem custo. O mesmo vale para portabilidade de crédito, que também não tem custo para o cliente.
Atendimento: Quanto ao atendimento presencial, não é obrigatório, mas, se oferecido, deve obedecer a legislação e horários estipulados.
Encerramento de Conta: Os bancos têm até 30 dias para encerrar uma conta a pedido do cliente, o qual pode ser solicitado através do mesmo canal utilizado para abertura (pelo aplicativo, por exemplo).
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