MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Banco Central divulga bancos líderes em reclamações no Brasil; BTG e Bradesco lideram

Confira lista com as 10 instituições financeiras que se destacaram em reclamações no Brasil no 3º trimestre deste ano. Além do Bradesco, bancos digitais estão na relação

Fachada de uma agência do banco Bradesco
Fachada de uma agência do banco Bradesco - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 31/10/2023, às 21h44 - Atualizado às 22h46

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Banco Central do Brasil divulgou nesta terça-feira, 31 de outubro, o ranking das instituições financeiras que mais receberam reclamações no 3º trimestre de 2023 em todo o país. De acordo com os dados levantados, o BTG Pactual/Banco Pan lidera o ranking, seguido pelo renomado banco Bradesco, que ocupa a segunda posição.

Segue a lista com as 10 instituições financeiras que se destacaram em reclamações, segundo informações do BC:

  • BTG PACTUAL/BANCO PAN
  • BRADESCO
  • INTER
  • PAGBANK-PAGSEGURO
  • C6 BANK
  • SANTANDER
  • ITAU
  • ORIGINAL
  • NEON
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O índice é calculado considerando o número de reclamações procedentes reguladas, dividido pelo número de clientes, presente na base conjugada do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), multiplicado por 1.000.000.

O BC esclarece, ainda, que é considerada para gerar o ranking a quantidade de ocorrências (irregularidades), associadas a reclamações encerradas no período de referência, em que se verificou indício de que a instituição descumpriu lei ou regulamentação cuja competência de supervisão seja do Banco Central do Brasil.

+Senado aprova limite para jornada de trabalho do psicólogo; Veja carga horária permitida

Motivos das reclamações

Os principais motivos das reclamações, de acordo com o BC, estão relacionados a diversas irregularidades, como cobranças indevidas, problemas de segurança, falta de informações adequadas sobre serviços e outros pontos que afetam diretamente a experiência do cliente.

Principais Motivos das Reclamações

  1. Irregularidades em operações de cartão de crédito
  2. Cobrança indevida de tarifas
  3. Problemas diversos nas operações bancárias
  4. Irregularidades em operações de crédito
  5. Informações inadequadas sobre a conta e serviços associados
  6. Problemas em contas de pagamento pré-pagas
  7. Informações inadequadas sobre cartões de crédito
  8. Problemas em operações de internet banking
  9. Débitos não autorizados em conta
  10. Informações inadequadas sobre crédito consignado

O banco Bradesco aparece em destaque nos problemas 2, 5, 7, 9 e 10, ocupando o primeiro lugar nessas questões.

+Estado de São paulo cria mais de 47 mil empregos formais em setembro

Direitos dos correntistas

O Banco Central ressalta que há regulamentações que delineiam o relacionamento entre instituições financeiras e seus clientes. Essas normativas buscam garantir a adaptação dos produtos bancários aos consumidores, sendo fiscalizadas de perto pelo Banco Central. Entre os princicipais direitos garantidos aos correntistas estão:

Critérios e Transparência: Na era digital, a abertura de contas online é acessível, mas os critérios e regras são os mesmos das contas abertas presencialmente. É essencial que os contratos sejam transparentes, detalhando as tarifas, serviços inclusos e valores a serem pagos.

Cobrança de Tarifas: A cobrança de tarifas pressupõe serviços prestados, variando de acordo com o banco e o pacote contratado pelo cliente. Serviços adicionais podem ser tarifados separadamente.

Serviços Essenciais: Alguns serviços, como saques, extratos bancários e consultas pela internet, não podem ser cobrados. O Banco Central não estipula um valor máximo para tarifas, mas disponibiliza uma lista detalhada dos serviços que podem ser tarifados.

Portabilidade: A portabilidade de salário não tem custo para o cliente, permitindo a transferência para outras instituições. É possível receber salário em um banco e pedir a portabilidade. Todo mês, quando o salário cair, ele é transferido para outro banco, sem custo. O mesmo vale para portabilidade de crédito, que também não tem custo para o cliente.

Atendimento: Quanto ao atendimento presencial, não é obrigatório, mas, se oferecido, deve obedecer a legislação e horários estipulados.

Encerramento de Conta: Os bancos têm até 30 dias para encerrar uma conta a pedido do cliente, o qual pode ser solicitado através do mesmo canal utilizado para abertura (pelo aplicativo, por exemplo).

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.