MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Benefício para crianças com deficiência: INSS facilita acesso ao BPC com nova medida

Pedidos podem ser feitos online pelo site ou aplicativo Meu INSS, onde também é possível agendar a perícia médica e enviar os documentos necessários

Benefício não requer contribuições ao INSS e exige uma renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo
Benefício não requer contribuições ao INSS e exige uma renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo - Agência Brasil
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 17/04/2024, às 20h14

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O INSS simplificou os requisitos para o exame médico pericial do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para menores de 16 anos, aceitando agora apenas a certidão de nascimento como documento válido. Essa mudança, anunciada nesta segunda-feira (15), elimina a exigência de documento com foto para agilizar a concessão do benefício a crianças com deficiência.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

Atualmente, mais de 147 mil menores de 16 anos aguardam na fila para receber o BPC, um auxílio mensal destinado a idosos a partir de 65 anos ou pessoas com deficiência que atendam aos critérios estabelecidos pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas). É importante destacar que o benefício não requer contribuições ao INSS e exige uma renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo.

A decisão de aceitar apenas a certidão de nascimento para o exame pericial foi motivada pela dificuldade enfrentada por muitas famílias em obter documentos como carteira de identidade (RG), especialmente em regiões remotas ou com infraestrutura precária.

Os pedidos do BPC podem ser feitos de forma online pelo site ou aplicativo Meu INSS. Para iniciar o processo, o interessado deve acessar a plataforma, selecionar "Novo pedido" e digitar "assistencial' no campo correspondente ao benefício desejado (idoso ou pessoa com deficiência). Durante a solicitação, é possível agendar a perícia médica e de avaliação social, escolhendo a unidade e a data para os exames.

Os documentos necessários para o pedido incluem a certidão de nascimento da criança, CPF de todos os integrantes da família, comprovantes de renda e documentos médicos que atestem a deficiência. Após o envio dos documentos, é importante anotar o número do protocolo para acompanhar o processo.

Além do meio online, o pedido também pode ser feito pelo telefone 135. O acompanhamento do pedido e a comunicação sobre a concessão do benefício serão feitos pelo site, aplicativo ou pela Central 135 do INSS. Esta medida visa facilitar o acesso ao benefício para famílias em situação de vulnerabilidade.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.