MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Black Friday 2023: Saiba como evitar cair em golpes e ter uma compra segura

Evento tradicional de descontos tem início nesta sexta-feira (24); Veja como evitar cair em golpes e realizar uma compra segura na Black Friday 2023

Black Friday tem início nesta sexta-feira (24)
Black Friday tem início nesta sexta-feira (24) - Divulgação JC Concursos
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 23/11/2023, às 17h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

ABlack Friday 2023 é um evento de descontos que ocorre na última sexta-feira de novembro. No Brasil, o evento já se tornou uma tradição, com consumidores procurando ofertas em diversos produtos e serviços.

No entanto, é importante estar atento para evitar compras desnecessárias e que ultrapassem o orçamento. A organização Akatu, ouvida pela Agência Brasil, aponta que é importante estar alerta para compras por impulso e sem planejamento, que podem comprometer o orçamento familiar.

Segundo a entidade, é ótimo para o consumidor aproveitar as promoções de produtos de que realmente precisa, mas é preciso evitar cair em tentações que sejam prejudiciais para ele, para a sociedade e para o meio ambiente. O Akatu ressalta que empresas e comerciantes conseguem induzir o consumidor a comprar com estímulos que eles nem registram conscientemente. 

+ Lula compensa estados e municípios com R$ 15 bi por perda com ICMS de combustíveis

Alerta para dívidas e uso do cartão de crédito

O diretor de atendimento do ProconSP, Rodrigo Tritapepe, alerta que muitas dívidas são adquiridas após uma concessão de crédito ou cartão de crédito ao consumidor.

“A facilidade do crédito faz com que ele adquira produtos e serviços, muitas vezes, ocasionando um descontrole, levando ao endividamento”, disse à Agência Brasil. Além disso, para realizar uma compra, o consumidor precisa ter em mente alguns pontos, veja abaixo: 

  • Ter condições financeiras para pagar as parcelas ou mesmo o produto com um grande desconto;
  • Avaliar a necessidade daquela aquisição;
  • Fazer uma busca da média de preço de mercado para identificar reais boas oportunidades;
  • Procurar um fornecedor de sua confiança.

“Ele vai precisar ter certeza de que, naquele período, aquela oferta está sendo de verdade uma condição especial. Para isso, existem sites de monitoramento de preços que fazem isso. Uma busca rápida pela internet você vai encontrar sites que podem fazer uma pesquisa, por exemplo, de seis meses da variação do preço”, orientou Tritapepe. 

Problemas com compras, o que fazer?

Se o consumidor tiver problemas com as compras, ele orienta que procure inicialmente o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e faça o registro. Caso não seja solucionado, procurar o Procon. Com a demanda registrada no Procon, a empresa tem dez dias para resolver o problema. Sem solução no órgão, o consumidor pode procurar o Judiciário como última via, pleiteando seu direito em uma ação.

Saiba mais sobre a Black Friday 2023

A Black Friday 2023 é um evento promocional de vendas que ocorre na quarta sexta-feira do mês de novembro. O termo é uma tradução literal da expressão em inglês "Black Friday", que significa "sexta-feira negra".

A data surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960, como uma forma de os lojistas compensarem as perdas que haviam sofrido durante o feriado de Ação de Graças. A data rapidamente se tornou um dos eventos de compras mais populares do mundo, e hoje é celebrada em diversos países, inclusive no Brasil.

Na Black Friday, os lojistas oferecem descontos significativos em uma ampla variedade de produtos, incluindo eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, brinquedos, entre outros. As ofertas costumam ser válidas apenas por um dia, ou até que o estoque acabe.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.