MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Boletim Focus: mercado aumenta expectativa de crescimento da economia

O Boletim Focus reúne as expectativas de mercado para os principais indicadores econômicos do país, como a a taxa de juros, inflação, câmbio e crescimento do PIB

Boletim Focus: mercado aumenta expectativa de crescimento da economia
Divulgação
Victor Meira

Victor Meira

victor@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/02/2023, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Após uma semana complicada com uma prévia da inflação de 0,76% em fevereiro, que ficou acima da expectativa do mercado, o Boletim Focus está um pouco mais otimista em relação ao crescimento da economia brasileira em 2023. Os economistas subiram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,8% para 0,84%. Os dados foram publicados na manhã desta segunda-feira (27). 

De acordo com o documento, as projeções para o crescimento do PIB para os anos de 2025 e 2026, o mercado financeiro prevê um aumento no PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.

+Chat GPT, como potencializar os estudos para concursos públicos? veja resposta!

O Boletim Focus é um relatório semanal elaborado pelo Banco Central (BC) que apresenta as expectativas de mercado para diversos indicadores econômicos do país, como a taxa de juros, inflação, câmbio e crescimento do PIB. O documento é resultado de uma pesquisa com mais de cem instituições financeiras e traz projeções para o ano corrente e os dois anos seguintes, além de análises sobre o cenário macroeconômico. 

+Quem tem nome sujo pode apostar e resgatar prêmio da Mega-Sena ao ganhar? Entenda

Boletim Focus: inflação, juros e dólar

Pela 11ª semana seguida, a projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu. Dessa vez, ela foi de 5,89% para 5,9% neste ano. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 4,02%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,8% e 3,75%, respectivamente.

Este número está bem acima da meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Logo, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.

O Boletim Focus manteve a projeção da taxa básica de juros, a Selic, encerrar o ano em 12,75% ao ano, abaixo dos atuais 13,75%. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica cai para 10% ao ano. E para 2025 e 2026, a previsão é Selic em 9% ao ano e 8,5% ao ano, respectivamente.

A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final de 2023. Para o fim de 2024, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5,30.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.