MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Bolsonaro aciona STF contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade

Na ação contra Moraes, Bolsonaro reclama da conduta do ministro Moraes sobre o Inquérito das Fakes News

Presidente Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro - Agência Brasil

Victor Meira | victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 18/05/2022, às 12h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Depois de uma série de polêmicas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com uma ação contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes na própria Corte. De acordo com o pedido do presidente, ele alega o abuso de autoridade do magistrado.

A peça inicial é assinada por advogado privado de Bolsonaro e não pela Advocacia-Geral da União (AGU), órgão que representa os interesses da administração pública federal junto ao Supremo.

A ação argumenta que Moraes descumpre a Constituição ao estender de forma “injustificada” o chamado do Inquérito das Fake News, do qual o ministro é relator e Bolsonaro figura como um dos investigados.

Além disso, o texto também questiona as condutas do ministro no inquérito sobre atos antidemocráticos ocorridos em Brasília e em outro, que apura a existência de milícias digitais. Um dos argumentos é que as defesas dos investigados não têm acesso a cópia integral dos autos dos processos.

A notícia-crime assinada pelo advogado Eduardo Magalhães corre sob sigilo no Supremo e foi distribuída ao gabinete do ministro Dias Toffoli, a quem caberá decidir se dará prosseguimento ou não ao processo.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.