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Brasil assina acordo com a China para expandir exportações de café

Acordo foi formalizado através de memorandos de entendimento com a Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias da China, que opera mais de 16 mil lojas

Novo contrato com a Luckin Coffee representa um passo significativo na abertura de mercados para o Brasil
Novo contrato com a Luckin Coffee representa um passo significativo na abertura de mercados para o Brasil - JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 05/06/2024, às 22h18

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Em um movimento significativo para o comércio exterior brasileiro, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, firmou um acordo com a China que promete aumentar as exportações nacionais de café em US$ 500 milhões. A assinatura ocorreu nesta quarta-feira (5), durante a visita oficial de Alckmin ao país asiático.

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O acordo foi formalizado por meio de memorandos de entendimento com a Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias da China, que opera mais de 16 mil lojas e é a principal importadora de café brasileiro no país. A parceria prevê a compra de aproximadamente 120 mil toneladas de café brasileiro pela rede, resultando em um incremento de meio bilhão de dólares nas exportações do produto.

Para se ter uma ideia da importância deste acordo, as exportações brasileiras de café totalizaram US$ 280 milhões em 2023. A comparação com o ano anterior mostra um crescimento expressivo, já que em 2022, o Brasil exportou US$ 80 milhões em café, um aumento de quase quatro vezes.

Este novo contrato com a Luckin Coffee representa um passo significativo na abertura de mercados para o Brasil, sendo o maior produtor e exportador de café do mundo.

Além do acordo com a Luckin Coffee, a visita de Alckmin à China resultou na assinatura de 12 memorandos adicionais, todos voltados para a promoção do Brasil no mercado asiático. Um dos destaques é a criação de um hub para fomentar o comércio e investimentos no distrito de Yangpu, em Xangai, que é sede de importantes empresas de tecnologia, como o TikTok.

Estas iniciativas foram coordenadas pela Agência Brasileira de Promoção à Exportação (ApexBrasil), reforçando os laços comerciais entre os dois países.

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