ONS registrou nesta segunda-feira (13) novo recorde na demanda instantânea de carga do SIN; Onda de calor aumenta consumo de aparelhos eletrônicos
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou nesta segunda-feira (13) um novo recorde de consumo de energia. A demanda instantânea de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN): às 14h40, registrou o patamar de 100.955 megawatts (MW).
Essa foi a primeira vez na história do SIN que a carga superou a marca de 100 mil MW. O recorde anterior era de 97.659 MW, medido em 26 de setembro deste ano. O país está passando por uma forte onda de calor.
A principal razão para o aumento do consumo de energia elétrica é a significativa elevação de temperatura verificada na maioria do Brasil. O Rio de Janeiro, por exemplo, registrou na terça-feira (14) a maior sensação térmica desde 2014, de 58,5 graus Celsius (°C).
O recorde anterior era de 58°C, registrado no dia 4 de fevereiro de 2023. A temperatura do ar no momento da medição era de 35,5°C. A onda de calor que atinge o estado fluminense já havia registrado o dia mais quente do ano no domingo (12), com temperatura de 42,5°C.
LEIA TAMBÉM
+ Rio registra sensação térmica de 58,5°C de manhã: é o dia mais quente do ano?
O aumento do consumo de energia é causado pelo uso de aparelhos eletrônicos para se refrescar, como ar-condicionado, ventilador e piscina. Isso pode levar a um aumento da demanda por energia, o que pode causar apagões ou restrições no fornecimento de energia.
O ONS está monitorando a situação e tomando medidas para garantir o abastecimento de energia. A agência está incentivando os consumidores a economizar energia e a usar aparelhos eletrônicos eficientemente.
Aqui estão algumas dicas para economizar energia durante uma onda de calor:
Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a evitar apagões e restrições no fornecimento de energia e também economizar dinheiro em sua conta de luz.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.