MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | youtube jc | Cursos Gratuitos

Brasil tem 3º maior número de casos de câncer de pênis; diagnóstico precoce é crucial

SUS registrou um aumento no número de cirurgias para remoção de lesões no pênis. "É mais fácil tratar a doença no início do que em estágios avançados", diz médico

SUS registrou um aumento no número de cirurgias para remoção de lesões no pênis
SUS registrou um aumento no número de cirurgias para remoção de lesões no pênis - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/02/2024, às 20h11

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Apesar de ser uma condição menos comum, o câncer de pênis não deve ser subestimado. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa neoplasia maligna representa 2% dos tipos de câncer em homens no Brasil. Entre 2013 e 2022, cerca de 19,9 mil casos foram diagnosticados, resultando em 5,6 mil amputações do órgão devido a complicações da doença.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Eduardo Pimentel, destacou a Agência Brasil a importância de conscientizar sobre essa enfermidade. "Câncer de pênis existe e, muitas vezes, surpreende as pessoas. Infelizmente, o tratamento muitas vezes implica em uma mutilação, com perda parcial ou total do órgão, dependendo do estágio da doença", alerta Pimentel.

De acordo com ele, o Brasil é o terceiro país com maior número de diagnósticos de câncer de pênis e também ocupa o terceiro lugar em mortes por essa causa. A detecção precoce é crucial, e sintomas como feridas que não cicatrizam, secreções com odor forte e mudanças na cor ou textura da pele do pênis devem ser prontamente investigados.

"É fundamental superar o medo e buscar ajuda médica. É mais fácil tratar a doença no início do que em estágios avançados", ressalta o presidente da SBU.

SUS registrou um aumento no número de cirurgias para remoção de lesões no pênis

Embora seja mais comum em homens acima dos 50 anos, o câncer de pênis também pode afetar os mais jovens. Por isso, a orientação sobre a higiene genital desde a infância é crucial para a prevenção. Pimentel destaca a importância de educar os meninos desde cedo sobre a correta higienização do pênis, um hábito simples que pode ajudar na prevenção dessa doença.

Nos últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento no número de cirurgias para remoção de lesões no pênis, bem como no uso de quimioterapia e radioterapia em casos mais avançados ou recorrentes da doença.

O alerta é claro: a informação e a prevenção são as melhores armas contra o câncer de pênis. É fundamental quebrar tabus e buscar ajuda médica ao primeiro sinal de alerta, garantindo assim um tratamento eficaz e preservando a saúde e a qualidade de vida dos homens.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.