MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Cadastro Único para pagamento de benefícios sociais ganha nova ferramenta

Uma nova ferramenta, lançada hoje pelo governo federal, promete aperfeiçoar a gestão do Cadastro Único para pagamentos de benefícios sociais, como o Bolsa Família

Pessoa segura cartão do Bolsa Família
Pessoa segura cartão do Bolsa Família - Divulgação
Mylena Lira

Mylena Lira

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 21/11/2023, às 18h03

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) apresentou nesta terça-feira (21), em Brasília, uma ferramenta inovadora que promete revolucionar o acompanhamento e a gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal - o CadÚnico.

Batizado de "Observatório do Cadastro Único", o novo recurso consiste em um painel interativo que disponibiliza dados do CadÚnico de forma acessível e estratégica. O principal objetivo do Observatório é fortalecer a vigilância socioassistencial, permitindo que os governos federal, estaduais e municipais realizem:

  • monitoramento eficaz
  • avaliação precisa
  • planejamento estratégico

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou em vídeo durante o lançamento que a iniciativa visa reduzir a pobreza no país e retirar o Brasil do Mapa da Fome.

"A ideia é que, ao examinar os indicadores socioeconômicos de milhões de famílias em situação de vulnerabilidade, possamos não apenas ter um melhor controle social, mas também trabalhar em parceria para promover a inclusão socioeconômica e produtiva em todo o Brasil", afirmou o ministro Dias.

Benefícios do Observatório do Cadastro Único

A secretária de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS, Letícia Bartholo, ressaltou a importância de olhar para os dados do Cadastro Único e transformar os números em ações concretas para combater a fome e garantir direitos essenciais às pessoas em situação de vulnerabilidade.

O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Elias de Sousa Oliveira, defendeu a integração das informações do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), destacando que o Observatório será uma ferramenta fundamental para compreender as realidades e adversidades presentes nos municípios brasileiros.

O Observatório do Cadastro Único permitirá o controle social da oferta de assistência social, conforme enfatizado pela presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Margarth Alves Dallaruvera. Ela destacou que a ferramenta será crucial para fortalecer a democracia e garantir a implementação efetiva das políticas públicas.

Como acessar o Observatório

O Observatório do Cadastro Único está disponível nesta página do MDS. Os usuários terão acesso a um mapa completo das famílias de baixa renda no Brasil, com a possibilidade de utilizar filtros nas buscas. Dentre os dados já disponíveis para pesquisa, incluem-se:

  • características dos beneficiários
  • características do domicílio
  • grau de instrução
  • tipo de atividade remunerada

Para mais informações sobre o uso da ferramenta, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome disponibilizou o Disque Social, no telefone 121.

Ingresso no Cadastro Único

O Cadastro Único é o sistema do governo federal que concentra dados e informações sobre mais de 38 milhões de famílias registradas e serve para a concessão e manutenção de benefícios dos programas sociais, entre eles a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada e o Bolsa Família.

Para aqueles que desejam receber auxílio financeiro, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar a inscrição no Cadastro Único. Uma opção adicional é o pré-cadastro no aplicativo do CadÚnico para smartphones. Após o pré-cadastro, é essencial comparecer ao CRAS ou a um dos postos de atendimento do CadÚnico para complementar os dados em até 120 dias.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.