MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

Candidato têm até sexta-feira para solicitar reaplicação do Enem 2023. Gabarito já está disponível

Prazo e para candidatos ausentes por questões logísticas quanto àqueles que enfrentaram problemas de saúde. Notas individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024

Participantes do Enem 2023 já podem acessar o gabarito oficial e aos cadernos de questões
Participantes do Enem 2023 já podem acessar o gabarito oficial e aos cadernos de questões - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 14/11/2023, às 19h33

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Os participantes que enfrentaram contratempos durante as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 têm até a próxima sexta-feira (17) para solicitar a reaplicação do exame. A medida se estende tanto a candidatos ausentes por questões logísticas quanto àqueles que enfrentaram problemas de saúde, como previsto no edital do exame.

Para os casos de problemas logísticos, o Ministério da Educação esclarece que situações como comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica prejudicial à visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erros no procedimento de aplicação que causem prejuízo comprovado ao candidato são passíveis de reaplicação.

Já no caso de doenças infectocontagiosas, o rol inclui condições como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) enfatiza que os pedidos de reaplicação por razões de saúde devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, os quais serão analisados individualmente.

Participantes do Enem 2023 já podem acessar o gabarito oficial e aos cadernos de questões

O Inep também destaca que os candidatos interessados em solicitar a reaplicação devem acessar a Página do Participante e apresentar documentos que comprovem a necessidade. É importante ressaltar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

Os participantes deste ano já podem acessar o gabarito oficial e aos cadernos de questões. Essas informações estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados do Enem, contendo as notas individuais de cada participante, serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, conforme estipulado no edital do exame. O Enem é reconhecido como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Além disso, as notas também são utilizadas como critério em processos seletivos e para acesso a programas governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.