MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Capes libera 3,5 mil bolsas de estudo em pós-graduação em todo o Brasil

Segundo a Capes, cerca de um terço das bolsas de estudos para mestrado e doutorado serão destinadas para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Capes libera 3,5 mil bolsas de estudo em pós-graduação em todo o Brasil
Pixabay

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 07/04/2022, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Nesta quinta-feira (07), a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou que oferecerá 3.561 bolsas de estudo em mais de 213 instituições de ensino superior e pesquisa, seja universidades públicas ou privadas. De acordo com a entidade de pesquisa acadêmica, ao todo serão disponibilizadas 1.823 bolsas de mestrado e 1.738 de doutorado.

Segundo a Capes, 35% das bolsas serão destinadas para instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O total anual a ser investido será R$ 70,2 milhões.

“Esse total se soma aos mais de 84 mil benefícios já concedidos pelos programas institucionais da Fundação”, aponta a nota da Capes, referindo-se às novas vagas previstas pela Portaria nº 73, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta (06).

+Custo de vida aumenta em quase todas as principais capitais brasileiras em março, diz Dieese

A portaria traz ainda alguns dos critérios a serem adotados para a alocação da cota de bolsas de estudo e auxílios escolares. Entre eles estão os cursos ofertados nos municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM); e os temas estratégicos que foram definidos pela pró-reitoria ou por órgão equivalente.

“A pró-reitoria, ou órgão equivalente na instituição, precisará definir e tornar público temas estratégicos onde serão aplicados esses benefícios, além de atender cursos oferecidos em cidades de menor IDHM. Outros critérios poderão ser aplicados desde que os exigidos pela Capes sejam prioritários”, explicou, em nota, a entidade.

Segundo a Capes, os demais critérios para concessão das bolsas serão mais detalhados em portaria específica. Essas especificações, acrescenta a entidade, levarão em conta o número de bolsas que a instituição já recebe pelos programas institucionais. Em 2022, a coordenação destinou 84.336 bolsas à pós-graduação brasileira.

*com informações da Agência Brasil

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.