Concessionárias retomam preços antigos após fim do programa de incentivo do governo. Medida deve afetar as decisões de compra dos consumidores
Após o encerramento do programa de incentivo às vendas de veículos pelo governo federal, os preços antigos estão retornando às concessionárias. O UOL Carros realizou um levantamento em lojas de importantes grupos de concessionárias das marcas Fiat, Volkswagen, Renault e Peugeot/Citroën e constatou que os descontos não estão mais disponíveis nos estoques.
Os carros vendidos durante o período do programa ainda não chegaram às lojas, deixando os clientes aguardando a entrega dos veículos. Para novos pedidos, os preços estão mais elevados. Um exemplo é o Peugeot 208, que antes era vendido por R$ 62.990 com o incentivo, mas agora está com preço de R$ 72.990, de acordo com informações de um vendedor da marca.
A concessionária da Peugeot informou que possui apenas o SUV 3008 e a linha de utilitários disponíveis para entrega imediata. Já na Renault, embora o incentivo para o modelo Kwid ainda esteja mencionado no site da montadora, em uma das maiores lojas da marca não há mais disponibilidade do veículo por R$ 58.990. No entanto, os vendedores afirmaram que ainda é possível negociar descontos para os clientes que visitarem a loja pessoalmente.
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A situação se repete em uma loja Fiat, onde os modelos Mobi e Argo não estão mais sendo oferecidos com os descontos do programa governamental. A montadora removeu as menções ao programa de incentivo do governo de seu site, e o configurador do Mobi não mostra mais os preços.
Na Volkswagen, embora a página de ofertas da marca mencione um desconto de R$ 8.000 para o modelo Polo Track, não foram encontrados carros em estoque com esse valor subsidiado. A opção oferecida pelos vendedores foi a venda com preço normal, com a possibilidade de negociação pessoalmente ou de entrar em uma lista de espera caso haja desistência entre os carros já vendidos, mas ainda não entregues.
Com o fim do programa de incentivo, as concessionárias agora se adaptam a essa nova realidade de preços, o que pode afetar as decisões de compra dos consumidores.
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