Na Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 26 postos do Poupatempo começaram a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)
Na Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o Governo de São Paulo anunciou que, a partir de agora, 26 postos do Poupatempo em todo o estado passaram a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e contarão com salas sensoriais para melhor atendimento.
Esta medida visa tornar mais acessível e conveniente a obtenção deste importante documento. A Ciptea é um serviço totalmente digital e gratuito que pode ser solicitado através do site ciptea.sp.gov.br. A emissão gratuita da carteira já estava disponível desde abril no Poupatempo do Canindé, localizado na zona norte da capital.
Além disso, para garantir ainda mais comodidade aos beneficiários e seus responsáveis, o documento pode ser impresso em equipamentos domésticos, eliminando a necessidade de deslocamento. Todos os postos do Poupatempo estão preparados para oferecer orientação no preenchimento do cadastro e na emissão das carteiras destinadas às pessoas autistas.
+Vacinação gratuita contra HPV é vetada por Tarcísio nas escolas de SP
LEIA TAMBÉM
A expansão da emissão das carteiras e a implementação das salas sensoriais serão realizadas nos seguintes postos do Poupatempo:
+Verbas de multas de trânsito serão destinadas às pessoas com deficiência (PcD)
As salas sensoriais são espaços especialmente projetados para acolher pessoas autistas e neurodivergentes. Elas proporcionam um ambiente silencioso e contam com equipes especializadas para oferecer o suporte necessário.
Além disso, são equipadas com abafadores de sons externos e controle de iluminação para minimizar estímulos sensoriais, tornando o ambiente confortável e evitando crises e estresse. As salas também disponibilizam recursos como quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bolas de pilates.
Na manhã desta segunda-feira (18), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência inaugurou uma sala sensorial e o serviço de emissão presencial no Poupatempo de Santo Amaro, na capital. À tarde, foi a vez do Poupatempo de Santos oferecer os serviços.
A Ciptea é uma carteira oficial de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que atende às normas da lei federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março.
Essa ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril, conforme o decreto estadual 67.634. A Ciptea é uma iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o documento desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital.
Até o momento, a Prodesp, a empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, já emitiu 17 mil carteiras desde abril. A carteira tem como objetivo facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, garantindo um acesso mais rápido a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros em todo o território paulista.
+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.