MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Carteira de Trabalho Digital integra benefícios do PIS/Pasep. Veja vantagens

Além do PIS/Pasep, a Carteira de Trabalho Digital tem o benefício de facilitar a consulta da documentação e inclusão de novas informações trabalhistas nele

Carteira de Trabalho Digital e Físico
Carteira de Trabalho Digital e Físico - Agência Brasil

Victor Meira - victor@jcconcursos.com.br
Publicado em 01/04/2022, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

A Carteira de Trabalho Digital é um documento que integra os mesmos serviços disponíveis da sua versão impressa. Apesar disso, ainda não é recomendado descartar o documento físico.

Com a versão digital da Carteira de Trabalho, tanto os trabalhadores quanto os empregadores terão maior facilidade para consultar informações relativas ao documento. Basta que a pessoa tenha acesso ao aplicativo Carteira de Trabalho Digital em seu smartphone (disponível para Android e iOS). Além do app, também é possível acessar a documentação no site do Ministério do Trabalho

+Produção industrial cresce e recupera parte das perdas dos últimos meses, informa IBGE

Para ter acesso, o cidadão deve ter o cadastro no sistema acesso.gov.br. 

O próprio sistema utiliza o banco de dados do usuário no portal Gov.br para gerar no celular o documento profissional digital. Para saber se os dados estão corretos, faça o cadastro com o seu CPF na base de dados do Governo Federal. 

Após a emissão do documento de forma digital, você terá as seguintes vantagens: celeridade no acesso aos dados trabalhistas atuais e anteriores, possibilitando ao trabalhador fiscalizar suas relações empregatícias; integração das bases de informações do Ministério da Economia; maior aproveitamento das vagas empregatícias; e solicitação de forma mais rápida e ágil da primeira e segunda via da carteira de trabalho física.

Ademais, a outra vantagem é que os empregadores que têm acesso ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, agora não precisarão mais emitir recibos, visto que os registros eletrônicos equivalem à apresentação da CTPS em meio digital.

+++Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.