MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Casamentos X Divórcios: IBGE mostra novo equilíbrio e tendências no Brasil

As duas cidades com mais casamentos por habitantes do país estão localizadas no Pará. Já as com o maior número de divórcios estão no Paraná. Veja detalhes da pesquisa

Grande parte das separações estão acontecendo com menos de 10 anos de casamento
Grande parte das separações estão acontecendo com menos de 10 anos de casamento - Canva/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 27/03/2024, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Novos dados da Pesquisa de Registros Civis, divulgados pelo IBGE, revelam as tendências matrimoniais e de divórcio no Brasil em 2022. Com uma taxa de nupcialidade surpreendente, as duas cidades com mais casamentos do país foram identificadas como Sapucaia e Abel Figueiredo, ambas localizadas no Pará.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp 

Sapucaia lidera o ranking com incríveis 111 casamentos a cada mil habitantes, seguida por Abel Figueiredo, com 71 casamentos a cada mil habitantes.

Por outro lado, o Paraná se destaca como o estado com as maiores taxas de divórcio. Ivatuba e Iracema do Oeste lideram nesse aspecto, com 7 e 6 divórcios a cada mil habitantes, respectivamente.

Além disso, outras quatro cidades paranaenses, incluindo Altamira do Paraná, Inajá, Serranópolis do Iguaçu e Nossa Senhora das Graças, estão entre as dez com os maiores índices de divórcio no país.

Grande parte das separações estão acontecendo com menos de 10 anos de casamento

Em 2022, foram registrados 970 mil casamentos e 420 mil divórcios em todo o país, um reflexo da complexa interseção entre amor, compromisso e as realidades em evolução. Notavelmente, a relação entre casamentos e divórcios alcançou uma nova proporção, com um divórcio para cada 2,3 casamentos, sinalizando um panorama onde as uniões são desfeitas em ritmo acelerado.

Comparado há uma década, os números são reveladores. Em 2010, para cada 4 casamentos, havia um divórcio. Hoje, esse equilíbrio mudou significativamente, evidenciando uma mudança nas percepções e práticas em relação ao matrimônio e à separação.

Surpreendentemente, os divórcios têm ocorrido mais cedo, com 47,7% das separações ocorrendo em menos de uma década de casamento. Esse fenômeno contrasta com uma diminuição dos divórcios após 20 anos de matrimônio, indicando uma mudança na dinâmica das relações de longo prazo.

Além disso, os dados revelam uma diferença de idade entre os gêneros no momento do divórcio, com os homens se separando em uma idade média de 44 anos, enquanto as mulheres optam pelo divórcio em média aos 41 anos.

+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.