MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Casas modulares: população de rua vai receber unidades em São Paulo

Cerca de 1.400 pessoas em situação de rua de São Paulo serão beneficiadas. O modelo “housing first” foi criado por países europeus e pelos EUA

Cerca de 1.400 pessoas em situação de rua de São Paulo serão beneficiadas
Cerca de 1.400 pessoas em situação de rua de São Paulo serão beneficiadas - Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Pedro Miranda* | redacao@jcconcursos.com.br
Publicado em 28/07/2022, às 17h55

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Moradores em situação de rua na Vila Reencontro, na região do Bom Retiro, em São Paulo, serão contemplados com 350 unidades de casas modulares. As residências estão sendo instaladas em uma área de 16 mil metros quadrados (m²), reservada para a primeira fase de implantação do projeto.

Inspirado no modelo “housing first" (Moradia primeiro) criado por países europeus e pelos Estados Unidos, o princípio da iniciativa é garantir que os sem-teto tenham acesso imediato à moradia.

Cada unidade tem 18 metros quadrados e possui um quarto, cozinha e banheiro. As casas entregues na primeira fase terão prioridade para famílias (com ou sem filhos) e idosos que estejam em situação de rua há pelo menos dois anos. Cada família pode ficar em alojamento de transição por 12 a 18 meses.

+++Saiba como consultar se você tem direito ao Auxílio Brasil de R$ 600 pelo CPF

Cerca de 1.400 pessoas em situação de rua de São Paulo serão beneficiadas

A prefeitura informou que os esforços serão intensificados para garantir a autonomia do cliente durante este período, com ações combinadas de outros setores, como saúde e emprego. Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na primeira fase será possível receber 1.400 pessoas com bastante qualidade, quatro pessoas por moradia modular.

“Além das residências, também estamos tratando para ter aqui na Vila Reencontro toda a infraestrutura para que os moradores possam fazer cursos profissionalizantes e uma horta comunitária”. A Vila Reencontro também contará com uma unidade do Bom Prato, programa do governo estadual, que servirá 2 mil refeições por dia, e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O que são casas modulares?

Uma casa modular é uma habitação pré-fabricada que consiste num conjunto de módulos que, quando combinados, formam uma habitação completa – incluindo sala, quarto, cozinha e banheiro. Uma de suas vantagens é o tempo de construção, por se tratar de uma edificação pré-fabricada, que costuma ser muito mais rápida do que uma edificação tradicional de alvenaria.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.