Em nova pesquisa divulgada pelo PoderData nesta quarta-feira (14) o ex-presidente Lula mantém seis pontos percentuais de vantagem contra Bolsonaro
Nova pesquisa divulgada pelo PoderData nesta quarta-feira (14) aponta para vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Diante da corrida eleitoral ao Palácio do Planalto, a disputa apresenta cenário estável.
A projeção para o primeiro turno segue com os mesmos percentuais do levantamento realizado na semana passada. Lula tem 43% das intenções de voto e Bolsonaro está com 37% da preferência dos eleitores, o que significa uma diferença de 6 pontos percentuais.
+ Tarcísio de Freitas pede desculpas para jornalista e detona deputado bolsonarista
Segundo a nova pesquisa, Ciro Gomes (PDT) tem 8%, Simone Tebet (MDB) ficou com 5% e Felipe D’Avila (Novo) surge com 1%. Os outros candidatos não pontuaram, são eles: Vera Lúcia, do PSTU; Soraya Thronicke, do União Brasil; Leonardo Péricles, do Unidade Popular; Eymael, da Democracia Cristã; Padre Kelmon, do PTB; Sofia Manzano, do PCB; e Pablo Marçal, do PROS, o último a candidatura foi barrada pelo TSE.
Os eleitores que declararam votar branco e nulo somam 3% e os outros 2% não sabem ou não responderam. O levantamento também quis saber sobre um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente venceria por 51% a 42%. Na pesquisa anterior, o petista tinha 52% ante 40%.
LEIA TAMBÉM
A pesquisa Poder Data ouviu 3500 eleitores entre os dias 11 e 13 de setembro em 298 cidades brasileiras. O estudo tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-02955/2022.
Após o último resultado da pesquisa Ipec, apoiadores de Lula iniciaram uma campanha extraoficial nas redes sociais pedindo o voto útil. Neste caso, se os eleitores que iriam votar em Ciro e Tebet transferirem o voto para Lula, o petista iria garantir a vitória no primeiro turno.
O assunto foi um dos mais comentados no Twitter ontem. A tática consiste em depositar o voto no candidato com reais chances de vencer o adversário. Personalidades aderiram à estratégia e declararam voto ao ex-presidente, como os ex-jogadores de futebol Casagrande e Raí e o jornalista esportivo Juca Kfouri, que postaram vídeos afirmando que a disputa poderia acabar em 2 de outubro.
O próprio Lula afirmou em postagem no Twitter ontem, que nunca participou de eleição para ganhar no 2º turno. "Eu, que tenho 46%, tenho que acreditar que é possível nos próximos dias conquistar a porcentagem que falta, sem desprezo a ninguém".
Eu nunca fiz eleição para ganhar no 2° turno. Eu, que tenho 46%, tenho que acreditar que é possível nos próximos dias conquistar a porcentagem que falta, sem desprezo a ninguém.
— Lula 13 (@LulaOficial) September 13, 2022
+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasilMais de 5 mil cidades no Brasil!
+ Mais Lidas
JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.