MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | WEBSTORIES

CEO da Eletrobras renuncia um dia antes de apagão de energia em todo Brasil

Wilson Ferreira Junior, CEO da Eletrobras, entregou ontem (14) ao Conselho Administrativo da empresa sua renúncia ao cargo de presidente; Saiba mais

CEO da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, entregou sua renúncia ontem
CEO da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, entregou sua renúncia ontem - Agência Brasil
Jean Albuquerque

Jean Albuquerque

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/08/2023, às 14h47

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

Um dia antes do apagão que ocorreu na manhã desta terça-feira (15) e deixou várias cidades de 25 estados e no Distrito Federal, abrangendo todas as cinco regiões do Brasil sem fornecimento de energia, o CEO da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, renunciou ao cargo. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) esclareceu que o incidente foi motivado por uma ação controlada. De acordo com o ONS, uma "ocorrência" registrada às 8h31 resultou em uma "separação elétrica" no sistema interligado entre as regiões Norte e Nordeste em relação às regiões Sul e Sudeste.

A ocorrência de interrupção no abastecimento de energia impactou municípios em 25 unidades federativas, além do Distrito Federal, abrangendo todas as cinco regiões nacionais. Notavelmente, apenas o estado de Roraima não enfrentou problemas de fornecimento elétrico.

Ferreira Junior apresentou ontem (14) ao Conselho Administrativo da empresa sua renúncia ao cargo de presidente da companhia. Ele assumiu a maior elétrica da América Latina em setembro de 2022, quando o país estava sob o comando do governo Bolsonaro e meses após a privatização que aconteceu no meio do ano passado. 

Antes de solicitar a renúncia ao cargo, o agora ex-presidente da Eletrobras havia atuado como CEO da Vibra Energia e também como CEO da própria companhia.

+ Governo quer inclusão de idosas no sistema de ensino para reduzir isolamento social

Conselho elegeu novo presidente

Como resultado desses eventos, o Conselho de Administração nomeou Ivan de Souza Monteiro como o novo Presidente da Companhia, tendo ele abdicado de suas responsabilidades como presidente do referido Conselho de Administração.

No campo da energia, Monteiro possui uma trajetória destacada, tendo anteriormente ocupado o cargo de presidente da Petrobras durante a gestão de Michel Temer.

Além disso, ele desempenhou a função de CFO na mesma empresa, assumindo essa posição no governo de Dilma Rousseff a partir de 2015. Nesse período, a Petrobras estava lidando com desafios financeiros devido ao impacto do escândalo de corrupção investigado pela operação Lava Jato.

Quanto ao papel de Presidente do Conselho de Administração, o órgão elegeu Vicente Falconi Campos para ocupar essa posição a partir deste momento. Como resultado, Felipe Villela Dias assumirá a função de substituto de Falconi Campos.

+Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.