MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Cinemas e streaming impulsionam crescimento do setor de serviços em janeiro no Brasil

Setor de serviços brasileiro apresentou crescimento em janeiro, pelo terceiro mês consecutivo. Outros setores também registraram avanços, como serviços profissionais e transportes

Outros setores também apresentaram crescimento em janeiro
Outros setores também apresentaram crescimento em janeiro - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 15/03/2024, às 21h45

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O setor de serviços brasileiro continua a mostrar sinais de recuperação, registrando um crescimento do volume em janeiro pelo terceiro mês consecutivo, surpreendendo as expectativas e iniciando 2024 com um desempenho robusto.

📲 Junte-se ao canal de notícias do JC Concursos no WhatsApp

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, o volume de serviços aumentou 0,7% em janeiro em comparação com o mês anterior, contrariando a expectativa de um recuo de 0,4% conforme indicado por uma pesquisa da Reuters.

Além disso, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um avanço de 4,5%, superando a expectativa de alta de 1,6%. Esses números colocam o setor de serviços 13,5% acima do nível pré-pandemia de fevereiro de 2020, embora ainda esteja 0,7% abaixo do auge alcançado em dezembro de 2022.

Outros setores também apresentaram crescimento em janeiro

Um dos principais impulsionadores desse crescimento foi o setor de cinemas e streamings, que viu um aumento significativo de 27,6% nos serviços audiovisuais. Isso foi impulsionado pelo aumento da receita das empresas de exibição cinematográfica, programadoras de conteúdo para TV fechada e plataformas de streaming, especialmente durante o período de férias.

Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa do IBGE, destacou que as salas de cinema receberam mais público durante as férias, aumentando o faturamento das empresas do setor. Além disso, houve um aumento na receita das empresas que lidam com edição integrada à impressão de livros, devido à produção de material didático.

Outros setores também apresentaram crescimento em janeiro, como serviços profissionais, administrativos e complementares, que avançaram 1,1%, e transportes, com um crescimento de 0,7%. No entanto, os serviços prestados às famílias registraram um recuo de 2,7%.

Apesar de alguns setores terem apresentado queda, o crescimento geral do setor de serviços reflete um mercado de trabalho aquecido e uma inflação sob controle, contribuindo para a estabilidade econômica do país. A expectativa é de que o Banco Central reduza a taxa básica de juros Selic na próxima semana, o que pode impulsionar ainda mais o crescimento do setor nos próximos meses.

 + Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.