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Com provável fim do Twitter, usuários da rede passam a utilizar o Koo. Entenda

A interface do Koo é semelhante a do Twitter e já teria alcançado a marca de 50 milhões de usuários. Felipe Neto e outras personalidades já migraram

A interface do Koo é semelhante a do Twitter
A interface do Koo é semelhante a do Twitter - Divulgação/JC Concursos
Pedro Miranda

Pedro Miranda

redacao@jcconcursos.com.br

Publicado em 18/11/2022, às 18h11 - Atualizado às 19h34

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Os problemas envolvendo o Twitter estão fazendo os usuários buscarem outras alternativas à plataforma. Com problemas para ingressar no Mastodon e demora para o lançamento do Bluesky, a nova rede da vez é o Koo. Nesta sexta-feira (18), inúmeros brasileiros, inclusive influencers como Felipe Neto, criaram perfis no microblog indiano.

O Koo foi fundada na Índia em 2020 em meio a tensões entre o governo autoritário de Narendra Modi com o Twitter, que ele acusou de ser tolerante com os críticos do governo. O mascote da Koo é um simpático pássaro amarelo, mas a plataforma, embora nova, envolve alguns problemas que merecem atenção.

Como publicado pela BBC, os membros do governo Modi e personalidades de extrema-direita migraram em massa para o Koo. Além disso, há acusações de que a rede social indiana impulsiona a propaganda estatal e permite discurso de ódio contra muçulmanos livremente.

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Koo já teria alcançado a marca de 50 milhões de usuários e 200 funcionários

A interface do Koo é semelhante a do Twitter, mas com a grande adesão dos brasileiros nesta sexta (18), o aplicativo apresentou instabilidade. O site Manual do Usuário fez um alerta para as pessoas que estão considerando migrar para a plataforma. “Todo mundo migrando para o Koo, mas muita calma nessa hora: a rede social indiana é bastante ligada ao governo autoritário de lá e tem um histórico de moderação frouxa e receptiva a extremistas”, destacou.

Ainda de acordo com Manual do Usuário, a estratégia inicial de Koo era alcançar indianos que não falavam inglês, mas falavam uma das outras 19 línguas oficiais do país. Ela estaria usando as turbulência que envolvem o Twitter para crescer. Em 2021, quando o Twitter foi suspenso na Nigéria, a Koo entrou rapidamente no país africano.

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