MenuJC Concursos
Busca
Últimas Notícias | | Empregos | Sociedade | youtube jc | Cursos Gratuitos

Como ganhar dinheiro online? Aprenda a monetizar o YouTube para ter renda extra

No Brasil, os principais canais do YouTube são os do KondZilla, Felipe Neto e Whindersson Nunes, mas não precisa ser uma celebridade para lucrar. Veja as formas de ganhar dinheiro online com a plataforma

Ganhar dinheiro online: homem acessa o YouTube
Ganhar dinheiro online: homem acessa o YouTube - Divulgação

MYLENA LIRA | REDACAO@JCCONCURSOS.COM.BR
Publicado em 24/04/2022, às 18h18 - Atualizado em 25/04/2022, às 17h08

WhatsAppFacebookTwitterLinkedinGmailGoogle News

O YouTube é uma plataforma para compartilhamento de vídeos. Com certeza você já deve ter acessado a ferramenta em busca de alguma informação. Porém, além de dividir saberes com outras pessoas, é possível ganhar dinheiro online pelo canal. Muitas pessoas transformam esse meio, inclusive, em profissão: são os youtubers. No Brasil, os principais canais são os do KondZilla (65,6 milhões de inscritos), Felipe Neto (43,9 mi) e Whindersson Nunes (43,7 mi), mas não precisa ser uma celebridade para lucrar.

Para se tornar elegível à monetização do seu canal no YouTube é preciso cumprir alguns requisitos. São eles:

  • ter pelo menos mil inscritos no canal;
  • somar, no mínimo, 4 mil horas de visualização em 12 meses;
  • ter autentitcação de dois fatores ativa; e
  • respeitar as diretrizes da comunidade e demais políticas da plataforma.

Assim, quem pretende ganhar dinheiro online dessa forma precisa começar a produzir conteúdo digital que tenha público de interesse. Para acelerar o processo, é importante publicar com constância e em quantidade, mas sem deixar de lado a qualidade do conteúdo. Aprender algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar os motores de busca, bem como sobre marketing digital, pode alavancar o canal em menos tempo.

+Com prêmio acumulado em R$ 36 milhões, qual é a probabilidade de ganhar na Mega-Sena?

É preciso ficar atento para não plagiar conteúdo de outros profissionais e redobrar os cuidados em relação aos direitos autorais na hora de editar o material e inserir música, imagens ou trechos de outros vídeos. Isso porque o YouTube não monetiza conteúdos que violam tais regras, além de não avaliar de forma positiva conteúdo sensível e práticas enganosas.

youtube

Como ganhar dinheiro online com o YoTube?

Atendidos aos requisitos básicos, em respeito à política da plataforma, é preciso solicitar a monetização do canal por meio do Progama de Parcerias do YouTube. Isso é possível pelo painel do criador do YouTube Studio, enviando o pedido de análise na seção "Monetização".

A visualização dos vídeos pelos usuários da plataforma é uma das formas de ganhar dinheiro online com o YouTube, mas também existe a possibilidade de rentabilizar com a receita de publicidades exibidas nos vídeos; estante de produtos do canal; fundo do YouTube Shorts; por meio do clube de canais (assinatura de pessoas que se tornam mebros do canal para receber benefícios exclusivos); e até pelo Super Chat e os Super Stickers.

+Auxílio emergencial retroativo a pais solteiros pode pagar até 5 parcelas. Conheça os valores

Nesses últimos casos, a receita é gerada quando o usuário do canal paga para que a mensagem dele fique em destaque no chat e, em alguns casos, fixada na parte de cima do feed de chat. O YouTube também repassa grana quando assinantes premium visualizam os vídeos. Saiba mais sobre como lucrar com o Super Chat e os Super Stickers no vídeo abaixo:

Ganhar dinheiro online: análise do YouTube

Os revisores da empresa vão analisar os seguintes elementos do canal: 

  • Tema principal;
  • Vídeos mais assistidos;
  • Vídeos mais recentes;
  • Maior proporção de tempo de exibição;
  • Metadados dos vídeos (incluindo títulos, miniaturas e descrições)

Outros itens podem ser conferidos, sendo assim a lista cima apresenta apenas alguns exemplos de conteúdos que podem ser verificados. Também é possível que outras áreas do canal sejam avaliadas para conferir se ele segue totalmente nossas políticas.

Uma vez aprovada a parceria com o YouTube para monetização, basta vincular seu canal ao Google AdSense, no qual conseguirá verificar o dinheiro repassado pela plataforma ao seu canal. 

Quanto o YouTube paga?

Mas, afinal, quanto o YouTube paga para o criador de conteúdo? Infelizmente, não há uma resposta simples para entender o cálculo realizado pela plataforma, que usa duas métricas para efetuar os pagamentos: "Receita por Mil" (RPM) e “Custo por Mil” (CPM). Em linhas gerais, a remuneração ocorre a cada mil visualizações do vídeo. Não existe um valor fixo para calcular a RPM e o CPM. Muitos sites afirmam que se paga R$ 2 reais a cada mil visualizações no canal, mas não é bem assim.

O montante que chegará ao bolso do youtuber depende de muitas variáveis, entre elas o tipo de nicho do canal (quanto mais aberto, menos rentabiliza), a autoridade do criador de conteúdo (posicionamento no mercado), o tempo de existência do canal, o perído do ano (tende a pagar menos no começo do ano), se o canal está ativo ou se faz tempo que não tem publicação, entre outras. Vale lembrar que nem todo vídeo postado terá publicidade e apenas os conteúdos com anunciantes vão fazer você ganhar dinheiro online

Assim, o YouTube paga valores diferentes para cada youtuber. Contudo, o bom é que o YouTube rende dinheiro para sempre. Isso mesmo, um vídeo postado há dois anos pode monetizar até hoje se continuar a ser visto por novos (ou antigos) usuários da plataforma.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google NewsSociedadeBrasil

JC Concursos - Jornal dos Concursos. Imparcial, independente, completo.